O Banco Central reabriu o site para consulta de valores esquecidos em bancos. Quer saber se tem algo a receber e quando? Leia o artigo e saiba como consultar.
Valores esquecidos em bancos: veja como consultar e resgatar
Já imaginou descobrir que você tem um dinheiro extra para receber? Esse é o tipo de notícia que é sempre bem-vinda, não acha?
Por isso escrevi esse artigo. Para informar que o Banco Central reabriu o site para consultar quem tem valores esquecidos em contas inativas em bancos.
A primeira parte da consulta pode ser feita no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central - BC. Está prevista a devolução de R$ 3,9 bilhões para 28 milhões de pessoas físicas ou de empresas.
Ao fazer a consulta, se você tiver algo a receber, será informado uma data e período para consultar e pedir o resgate do saldo. As datas dos resgates são agendadas conforme o ano de nascimento ou da criação da empresa, se for pessoa jurídica. Lembrando que neste último caso, deve ser informado o CNPJ ao invés de CPF.
Mesmo quem consultou e não tem nada a receber no momento, ainda tem uma segunda chance. Em maio será liberada uma nova fase de consulta para a devolução de mais R$ 4,1 bilhões. Então ainda pode existir esperança de receber algo.
Entenda como fazer a consulta e saber se tem algum valor a receber.
Veja o passo a passo para consultar valores esquecidos
- Para acessar o sistema e iniciar a consulta, entre no site do Banco Central: https://valoresareceber.bcb.gov.br/
- Nessa etapa, na página inicial consta o calendário informando o período de agendamento para consulta e resgate e data de repescagem, caso perca o primeiro período. Cada período respeita a data de nascimento ou de criação da empresa. Veja a imagem:
- Na mesma página inicial, clique em “Consulte aqui”;
- Em seguida, selecione e digite o CPF e data de nascimento se for pessoa física ou CNPJ e data de criação da empresa se for pessoa jurídica;
- Se não tiver nenhum valor a receber, aparecerá uma mensagem informando: “Atualmente você não tem valores a receber”. Lembrando que mesmo assim, será possível uma nova consulta a partir do dia 02/05/2022;
Consulta do valor e solicitação do resgate
- Caso a informação seja de que existe valor a receber, aparecerá na tela, uma data e período para consultar o valor e solicitar o resgate do saldo existente;
- Na data e período informados, você deve voltar a consultar o site. Se nessa data não tiver feito a consulta, não tem problema. Ainda é possível fazer isso no sábado da repescagem, de acordo com o calendário informado acima. O horário de repescagem vai funcionar das 4h às 24h;
- Mesmo que perca o sábado de repescagem, ainda é possível consultar ou solicitar o resgate do saldo a partir de 28/03/2022. Caso nessa data você não faça a consulta ou solicite o resgate, o valor ficará guardado no banco ou instituição financeira até que você faça a solicitação.
Como fazer o resgate no dia e período do seu agendamento
- Para poder fazer o resgate, primeiro é preciso fazer um cadastro no site do Governo Federal. Clique aqui para fazer o seu. Também é possível fazer por app no celular. Para baixar, clique na versão IOS ou versão Android, conforme o sistema do seu aparelho;
- Após fazer o cadastro, na data e no período que foi informado, entre no site valoresareceber.bcb.gov.br. Faça o acesso com o login gov.br criado no portal do Governo Federal. Em seguida consulte mais uma vez os valores e faça a solicitação de resgate do seu saldo, via PIX para o banco onde tem conta;
- Vale lembrar que para conseguir fazer o resgate é preciso estar no nível prata ou ouro da conta gov.br. Quando você cria o cadastro, o primeiro nível é o bronze;
- Para subir de nível e poder solicitar transferências no valoresareceber.bcb.gov.br, é preciso confirmar sua identidade por meio de qualquer um dos processos informados na plataforma gov.br. Para ir de bronze para prata, por exemplo, basta validar seus dados no próprio app, via reconhecimento facial.
Anúncio
Use seu valor esquecido para pagar dívidas
Se tiver valores esquecidos, o que acha de aproveitar para negociar dívidas? Um bom jeito de fazer isso é na QueroQuitar: onde você encontra as melhores ofertas para quitar débitos.
É muito fácil e você pode resolver em poucos cliques. Tudo 100% online, de maneira simples, rápida e segura. Clique aqui, faça uma consulta grátis e veja se existe alguma pendência.
Caso queira falar comigo ou se tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!
Um abraço e até semana que vem.
Euquito.
Anúncio