Já pensou em vender pelas redes sociais? Essa pode ser uma ótima opção de renda, seja um extra ou mesmo uma fonte principal. Vejas essas dicas.
Entenda como vender pelas redes sociais
Caso você esteja precisando complementar a sua renda, ou até mesmo esteja pensando em mudar de emprego e até de ramo, uma boa oportunidade para isso é vender pelas redes sociais.
Leia o nosso artigo e descubra como isso é possível.
O que você precisa fazer para vender pelas redes sociais?
Existem alguns passos básicos que não podem faltar para quem quer vender pelas redes sociais. Dê uma olhada.
- Criar conteúdos de qualidade;
- Responder dúvidas do público;
- Ter uma identidade visual bem definida.
Estas são apenas algumas dicas de como vender pelas redes sociais.
O Brasil é um dos países que mais vende pela internet e pelas redes sociais. Enquanto a média geral no mundo é de 30%, no Brasil é de 43%, com um gasto médio em torno de R$ 500,00 por mês.
O tempo médio que do brasileiro gasta nas redes sociais é de 3h44m, perdendo apenas para as Filipinas. Com uma estatística dessa, fica claro que vender pela internet não é tão difícil como parece.
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Quais as vantagens de vender pelas redes sociais?
- As redes sociais são gratuitas;
- Possuem ferramentas para auxiliar as vendas;
- Aproximam a empresa do público;
- Ajudam a construir uma imagem forte na internet.
Como começar a vender pelas redes sociais?
- Crie conteúdos de qualidade e constantemente.
- Conheça bem o seu público e publique conteúdos que sanem as dúvidas.
- Crie um calendário editorial para manter a periodicidade das postagens, com temas e datas das publicações.
- Não use o mesmo conteúdo para diferentes redes sociais. Para cada rede, faça ajustes de acordo com o ambiente e recursos que ela oferece.
- Conteúdos inteligentes e diferentes, mesmo que não gerem vendas diretas, é uma maneira de você ser lembrado na hora da compra.
- Tenha uma identidade visual. Você pode fazer isso criando uma marca própria para a sua empresa, e ainda, usar imagens impactantes que fiquem na lembrança do internauta, que quando for visualizada já saberão que se trata da sua empresa.
- Responda todas as dúvidas. Dar atenção ao público, responder aos comentários, solucionar problemas e tirar as dúvidas faz com que sua imagem se fortaleça. Muitas vezes uma empresa é escolhida pela qualidade do atendimento e não só pelo bom preço.
- Caso não tenha alguém para ficar disponível para as respostas, tire um tempo durante o dia, no final da tarde, por exemplo, para responder, ou use ferramentas disponíveis que facilitam a comunicação. No caso do Instagram, por exemplo, você pode usar o stories para fazer enquetes.
- Use o social commerce. Para vender mais nas redes sociais, empresas podem usar também o social commerce, que consiste em usar as redes sociais para fazer transações de um ecommerce de maneira integrada. A ferramenta é bastante popular no Instagram, por exemplo.
- Abuse das ferramentas disponíveis. A ferramenta é uma boa ideia porque permite vender direto para o consumidor, sem usar intermediários. E aproveita o impulso de compra, já que o usuário não precisa deixar o aplicativo da rede social para ir até o site ou a outro app para fechar a compra.
Como vender através das quatro redes sociais mais usadas no Brasil
Como vender no YouTube
Em 2019 o YouTube ultrapassou o Facebook e vem se mantendo como o canal mais usado para efetuar vendas. Então, aprenda como utilizar esse canal.
- Crie um canal. Entre no YouTube e siga as orientações para criar o seu canal.
- Use o nome e a identidade visual da sua empresa.
- Caso seja necessário, aprenda sobre edição de vídeos.
- Publique conteúdos diferentes, com dicas, história da empresa, cases, novidades do seu segmento de atuação, dicas de uso de produtos e serviços.
- Otimize seus vídeos para SEO. Com o crescimento das redes sociais, o SEO para YouTube ganha cada vez mais importância. Lembre-se de dar destaque aos seus títulos e descrições para aparecer nos resultados de busca, tanto do YouTube quanto do Google.
- Aproveite as ferramentas que o YouTube disponibiliza. O YouTube disponibiliza uma ferramenta de análise que permite medir seus resultados depois que publicar os vídeos. Informa quanto tempo o público assiste; a localização de quem está visualizando; origem do tráfego; quais os dispositivos usados e outras informações importantes.
Como vender no Facebook
Mesmo desbancado pelo YouTube, o Facebook segue como a segunda rede social mais usada no Brasil. São 130 bilhões de usuários por aqui. Estar presente na rede social é básico. Mas como utilizá-la para vender mais?
- Integre seu ecommerce com o Facebook. Caso você tenha um ecommerce, que tal integrá-lo com o Facebook? Assim você consegue controlar tudo em um só lugar, e ainda dá ao cliente a facilidade de comprar sem sair da rede social.
- Use o Facebook Ads. Há anos o Facebook vem reduzindo o alcance orgânico de páginas, privilegiando posts de amigos e familiares. Por isso, usar o Facebook Ads para impulsionar publicações é cada vez mais importante. Assim, você segmenta seus posts e pode mostrá-los ao público certo.
Como vender no WhatsApp
O WhatsApp é de longe o app de mensagens mais usado pelos brasileiros, e pode ser considerado, também, uma rede social. Veja como vender mais no famoso zap.
- Use o Whatsapp Business. A versão para negócios do app de mensagens foi lançada no Brasil em 2018. Ela permite interagir diretamente com clientes, classificando e respondendo mensagens rapidamente. Caso você ainda use uma conta comum, crie agora um perfil de negócios para facilitar seu trabalho.
- Crie relacionamento: o WhatsApp é um bom meio para informar seus clientes sobre promoções, sorteios, eventos e outras novidades. Mas, lembre-se de não exagerar no número de mensagens. Envie só o que é realmente interessante.
Como vender no Instagram
Com forte apelo visual e voltado para celulares, o Instagram é um prato cheio para quem quer vender mais. O aplicativo foi incorporando outros formatos, como stories e lives, e hoje é possível usá-lo para atrair o público de diversas maneiras.
Capriche nas imagens. Tudo gira em torno de imagens no Instagram. Por isso, aproveite esse espaço para mostrar não só seus produtos e serviços, como também para explorar um estilo de vida relacionado com o seu negócio. Outros temas a explorar são o making of, o processo de criação e produção dos seus produtos. O formato stories é ótimo para isso.
- Use o Instagram Shopping: sabe quando você clica sobre a foto de uma marca e já vê um balão clicável com o valor do produto, podendo clicar nele e fazer a compra? Isso é possível por meio do Instagram Shopping. Aproveite essa ferramenta na sua conta para vender mais.
- Aproveite as hashtags. Ao contrário do Facebook, as hashtags são bastante úteis no Instagram. Elas podem ajudar os usuários a encontrarem seus produtos, eventos ou promoções.
- Complemente a estratégia orgânica com o Instagram Ads. É possível anunciar por meio de carrossel, retargeting para campanhas no Facebook e padrão patrocinado usando o Instagram Ads. Use os anúncios para complementar sua estratégia e vender mais.
Concluindo
Importante: não deixe de acompanhar os resultados de cada uma das estratégias. É importante que você saiba exatamente quais ações funcionam, para assim poder aprimorar o seu planejamento com o decorrer do tempo.
Outro ponto importante é a definição de KPIs (Key Performance Indicators), no português, (indicadores-chave de performance). Eles funcionam como métricas específicas que são desenhadas de acordo com cada objetivo do seu negócio.
Acompanhando de perto o desempenho de suas iniciativas e os resultados obtidos, fica mais fácil construir uma estratégia de vendas nas redes sociais que seja efetiva.
Esses são os meios mais usados para fazer vendas pelas redes sociais, mas você também pode utilizar o sistema do bom e velho e-mail.
Tudo o que você tiver ao seu alcance para utilizar, deve ser bem aproveitado para alavancar as suas vendas pela internet através das redes sociais.
Boas vendas!
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