Apesar de não parecer, a pretensão salarial é um item importantíssimo na hora de concorrer a uma vaga. Leia o artigo e entenda porquê.
Como e quando usar a pretensão salarial na busca por um emprego
O que é a pretensão salarial?
A pretensão salarial é o salário que você julga ser justo e adequado para desempenhar a função a que está se candidatando, levando em consideração não só sua experiência e qualificações, mas também as práticas e tendências do mercado. Em poucas palavras, é quanto você acha que seu trabalho vale.
É comum abordar a questão salarial durante os processos seletivos, e pode até ser um critério de avaliação das candidaturas. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como responder a uma solicitação de pretensão salarial, pois temem ser eliminadas caso o valor não corresponda ao que a empresa espera.
É algo comum porque discutir salário, dinheiro e finanças com outras pessoas, especialmente em cargos de gerência, muitas vezes gera desconforto, sendo quase um tabu.
Porém, isso não é uma regra. Pode acontecer de você informar uma pretensão salarial que foge das expectativas ou orçamento da empresa, mas, devido ao seu perfil, competências e trajetória profissional, a empresa decida oferecer benefícios adicionais para acomodar os interesses de ambas as partes.
Em todo caso, é importante saber como responder da melhor forma para não cometer erros.
Continue a ler o artigo para entender melhor.
Anúncio
Estratégia do “a combinar”
Seja por dúvida ou por julgar que é a melhor forma de responder à questão da pretensão salarial, recorrer ao modo “a combinar” pode representar uma abertura a negociações com a empresa, porém, esta não é uma postura muito bem-vista pela empresa contratante.
Profissionais de qualquer área sempre têm um mínimo aceitável para desempenhar uma função. As empresas que pedem uma pretensão salarial, querem saber qual é esse mínimo e buscam pessoas com um perfil correspondente.
Há muitos casos em que contratantes pedem não só uma pretensão, mas também o valor do último salário recebido para conhecer melhor o histórico de quem está se candidatando à vaga.
Na maioria das vezes, mesmo que sua pretensão salarial seja inferior à remuneração que a empresa já definiu, o que passa a valer é o salário oferecido pela empresa.
Não tenha medo de colocar uma pretensão justa e coerente.
Por que colocar pretensão salarial?
Há vários motivos para uma empresa pedir essa informação. - Querer saber como você enxerga e avalia suas experiências, competências e perfil profissional.
Possuem um determinado orçamento definido para a vaga e precisam manter as suas expectativas sob controle.
Querer usar a sua pretensão como padrão de contratação, preferindo que você especifique uma meta salarial que pode aceitar ou recusar.
Outro motivo talvez seja porque a empresa acabou de criar uma vaga em uma área nova e ainda não tem parâmetros de referência para estabelecer um salário.
Seja qual for o motivo, a recomendação mais comum é só colocar a pretensão salarial no currículo caso a equipe de recrutamento tenha solicitado explicitamente essa informação.
Caso não tenham solicitado é melhor deixar a informação de fora, pois é possível que queiram discutir essa questão com você pessoalmente em outro momento.
O melhor mesmo é nem mencionar salário em uma entrevista se a pessoa responsável pelo recrutamento não tiver tocado no assunto.
Em outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicos federais, estaduais e municipais.
Onde colocar a pretensão salarial no currículo
O melhor lugar para incluir a pretensão salarial no currículo é logo abaixo das suas informações pessoais, como endereço, e-mail e similares, ou depois do objetivo profissional. Ela deve ocupar um lugar de destaque, tanto no currículo quanto em uma carta de apresentação ou e-mail, a depender do caso. Por exemplo:
Nome e sobrenome
Endereço
Telefone
Endereço de e-mail
Pretensão salarial
Ao fazer isso, você coloca a pretensão de forma clara e objetiva, de modo que ela seja uma das primeiras informações a serem vistas ao ler seu currículo.
Como definir a pretensão salarial
Siga o roteiro a seguir para definir a sua pretensão salarial
Pesquise a média salarial do mercado
Considere o custo de vida
Considere sua experiência e qualificações
Avalie os benefícios oferecidos
Não coloque valores astronômicos
Analise sua situação atual
Negociação salarial
É possível que você apresente uma pretensão salarial e a empresa queira negociar o salário.
Nesse caso veja como agir:
Fale de forma direta, coerente e firme.
Não faça rodeios nem seja evasivo.
Discorra sobre o assunto da forma mais natural possível e vá direto ao ponto.
Passe a impressão de que você conhece seu valor como profissional para ocupar a vaga em questão.
Não fale em valores exatos, mas mencione a faixa salarial em que se enquadra. Assim, você oferece uma margem de negociação que seja viável para você e para a empresa.
Pondere todos os fatores mencionados acima e preste atenção nas oportunidades de crescimento dentro da empresa e de desenvolvimento como profissional.
A soma de todos os itens acima é o que importa. O que você não deve fazer é aceitar menos do que seu trabalho vale. Caso você aceite um salário abaixo de suas expectativas, pode se arrepender e acabar procurando outro emprego em pouco tempo.
A questão da pretensão salarial não é simples, e não existe uma fórmula para calcular o melhor salário. Portanto, sempre avalie sua situação para responder da forma mais adequada e favorável.
Anúncio