Sabia que o Governo Federal liberou dia 18 de março, uma nova rodada de saque do FGTS de R$1000,00? Leia o artigo, veja se tem direito e como solicitar.
FGTS: Saiba tudo sobre a liberação do saque de R$ 1.000
Dia 18 de março, o governo federal liberou mais uma rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS. Desta vez os trabalhadores poderão sacar até 1.000 reais de seu saldo.
A liberação veio de uma Medida Provisória - MP, assinada em 17 de março, pelo presidente Jair Bolsonaro. Calculasse que a medida atenda 40 milhões de brasileiros.
Essa MP de liberação de saque do FGTS, faz parte do programa Renda e Oportunidade, uma ação em conjunto entre os ministérios da Economia e Previdência e Trabalho.
O programa conta ainda com outras medidas como:
- Antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS;
- Aumento da margem de empréstimo consignado para os segurados da Previdência;
- Programa de microcrédito para empreendedores.
Antes de entrarmos nos detalhes sobre o saque extraordinário do FGTS, que tal saber um pouco mais sobre ele?
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, conhecido como FGTS, é um direito dos trabalhadores com carteira assinada. Funciona assim: mensalmente, a empresa onde o cidadão trabalha, deposita em uma conta (no nome do trabalhador), o equivalente a 8% do seu salário.
O valor recolhido, fica como uma reserva ou fundo e só pode ser resgatado em algumas situações. Exemplos são a compra de uma casa própria, aposentadoria, doenças graves do titular e familiares dependentes, ou somente após três anos sem nenhum registro de emprego formal.
Anúncio
Como funciona essa nova leva de saques do FGTS?
Essa nova leva de saques do FGTS tem algumas regras. Uma é o limite por trabalhador. Nesse caso, quem tem mais de uma conta do FGTS, terá um limite de 1.045 reais para saque.
Outra regra é a ordem de liberação. Ou seja, primeiro é feita a liberação de contas de empregos anteriores do trabalhador, sempre iniciando pela que tiver o menor saldo. Na sequência, as demais contas vinculadas.
Nessa rodada, não é preciso solicitar o saque. O valor será disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador que tiver o aplicativo Caixa Tem. Saiba como baixar o app.
Continue lendo o artigo e entenda como consultar e sacar o FGTS.
Veja como consultar valores e sacar o FGTS
O trabalhador tem três maneiras de consultar o saldo do FGTS:
Consulta via SMS
Para consultar o saldo por SMS, é necessário aderir ao serviço via aplicativo Caixa Tem. Também existe a opção de solicitar a informação pelo 0800 726 01 01.
Consulta via correspondência
A cada dois meses, a Caixa Econômica Federal, envia uma comunicação via carta, com as informações do saldo e extrato dos aportes, para o endereço residencial cadastrado do trabalhador.
Consulta e saque via aplicativo Caixa Tem
Pelo aplicativo, o usuário precisa seguir os seguintes passos:
- Clicar em “continuar”, e logo após em: “FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar sessão”. Em seguida deve informar o CPF na área de login.
- Depois, é necessário colocar uma senha (a mesma usada para entrar no caixa.gov.br) e então usar os outros serviços do banco.
- Caso não lembre a senha, clique na opção “esqueci a senha”. Será solicitado o número do CPF.
- Na sequência, um e-mail será enviado para recuperação da senha. Também pode acontecer do sistema pedir mais informações, como número de celular ou CEP.
Mesmo após essa etapa, pode ser que sejam pedidas novas informações, como por exemplo: empresas em que trabalhou, ano de início e município em que mora ou já morou.
Depois de confirmar esses dados, o trabalhador poderá conferir os valores depositados pela empresa atual ou pela última empresa em que trabalhou.
Para fazer o saque, é preciso solicitar o valor a ser transferido para sua conta. Nessa etapa, indique uma conta de sua titularidade para o recebimento. Pode ser da Caixa Econômica Federal ou de qualquer outro banco.
Vale lembrar que em situações onde o trabalhador foi mandado embora de uma empresa sem justa causa, o montante fica disponível na conta informada em até 5 dias úteis.
Também existe a possibilidade de subir documentos para o aplicativo e monitorar o andamento da solicitação.
Cronograma e calendário para saque do FGTS
Os saques acontecem de acordo com o cronograma e regras da Caixa Econômica Federal. Lembrando que quem tem conta na própria Caixa, o crédito será automático. Já titulares de outros bancos, precisam solicitar crédito em conta.
Veja o calendário para saque:
- Nascidos em janeiro – 20 de abril
- Nascidos em fevereiro – 30 de abril
- Nascidos em março – 4 de maio
- Nascidos em abril – 11 de maio
- Nascidos em maio – 14 de maio
- Nascidos em junho – 18 de maio
- Nascidos em julho – 21 de maio
- Nascidos em agosto – 25 de maio
- Nascidos em setembro – 28 de maio
- Nascidos em outubro – 1º de junho
- Nascidos em novembro – 8 de junho
- Nascidos em dezembro – 15 de junho
Espero que o artigo tenha ajudado a informar como sacar seu FGTS nessa nova rodada.
Anúncio