Não é nada fácil pensar em como sair do aperto financeiro. Mas, geralmente, tudo se resume a duas formas de se fazer isso: cortar custos ou aumentar ganhos....
Como sair do aperto: cortar custos ou aumentar ganhos?
“Não é nada fácil pensar em como sair do aperto financeiro, pois a saída nem sempre está clara”
Se buscar dicas sobre como sair dessas situações, você vai encontrar, geralmente, dois caminhos: cortar custos ou aumentar ganhos. Pensando em contribuir com essa discussão, separamos alguns pontos importantes de cada uma dessas alternativas.
Caminho do aumento da receita
Aumentar a receita pode parecer complicado quando você está enfrentando problemas financeiros. Porém, com um pouco de planejamento, é possível encontrar maneiras de multiplicar os seus recursos para sair dessa situação.
O principal benefício dessa alternativa é que você mantém seu nível de conforto. Ganhar mais dinheiro significa que você não precisará mudar drasticamente seus hábitos de consumo.
Coloque no papel quanto você precisa arrecadar a mais por um determinado período e procure maneiras de atingir essa meta. Se o problema for pontual, por exemplo, você pode vender uma geladeira ou sofá que já não usa mais e resolver a situação.
Se sua necessidade for ganhar mais dinheiro por um período maior de tempo, talvez valha a pena pensar em uma segunda fonte de renda como dirigir por aplicativo ou hospedar pessoas em um quarto extra de sua casa.
Ideias desse tipo podem trazer a renda extra que você precisa.
Caminho do corte de gastos
Nesse caso, o grande problema é que será necessário um esforço maior, principalmente em relação aos seus hábitos. O primeiro passo é fazer uma lista com os seus gastos. Os fixos, como água, luz, internet e supermercado; e os variáveis, como lazer, viagens e festas, por exemplo.
Sabendo para onde o seu dinheiro está indo, ficará mais fácil saber o quanto dá para economizar. Assim, foque primeiro nos gastos variáveis, pois eles são os mais fáceis de cortar.
Caso não consiga reduzir o suficiente, é hora de mudar alguns hábitos que impactam nos gastos fixos. Coisas simples, como não demorar no banho, apagar as luzes ao sair dos cômodos, comprar marcas mais em conta no supermercado e genéricos na farmácia, entre outras atitudes.
Essas práticas podem dar um pouco de trabalho no início, mas a médio e a longo prazo fazem uma grande diferença no seu orçamento. Com o dinheiro economizado você pode, além de resolver as suas dívidas, investir o restante e multiplicar a sua renda.
Depois dessas explicações já é possível saber se você prefere cortar os custos ou aumentar ganhos, não é mesmo? Independentemente da sua escolha, é importante que toda a família participe do processo, garantindo sua eficiência no menor prazo possível!
Quer continuar se informando sobre o mundo das finanças e melhorar a sua relação com o seu dinheiro? Então continue nos acompanhando. Até a próxima!
Anúncio