Saber como começar um negócio sem dinheiro pode até parecer algo difícil de fazer, mas saiba que é bem possível. Leia o artigo e saiba por onde começar.
Saiba como começar um negócio sem dinheiro
O sonho da maioria das pessoas é ter o próprio negócio e não depender de patrão. Ser o seu próprio patrão. Mas, o que a maioria não sabe, é como começar um negócio sem dinheiro. Mas isso é possível e a própria escassez de recursos pode ser o combustível para empreender. Continue lendo nossa matéria e você vai descobrir como isso é possível.
Não tenho dinheiro. Como faço para iniciar?
A pandemia fez com que o cenário do empreendedorismo mudasse radicalmente da noite para o dia. Com as empresas fechando e mandando o pessoal para casa, a dificuldade para sobreviver começou a dar um movimento crescente em direção ao próprio negócio como meio de sobrevivência.
Não foram poucas as pessoas que de repente se viram em casa, sem o salário fixo que recebiam no dia certo, precisando continuar a pagar as contas que não paravam de chegar.
O jeito foi improvisar e dar asas à imaginação, e assim, em 2020 o empreendedorismo teve no Brasil um aumento de 75%, onde muitos tiveram que se virar para saber como começar um negócio sem dinheiro.
Anúncio
Algumas dicas de como começar um negócio sem dinheiro
Saiba vender a sua ideia
Uma forma de como começar um negócio sem dinheiro, é a captação de recursos, uma estratégia utilizada por muitos empreendedores. Existem fundos de investimentos destinados a aplicar dinheiro em novos negócios com alto potencial de crescimento.
Porém, é preciso fazer com que os investidores acreditem no negócio. Além de a ideia ser realmente relevante para o mercado, é fundamental que o empreendedor saiba vendê-la e tenha persuasão para convencer o investidor de que é viável investir na empresa.
Procure alternativas econômicas
Há pessoas que têm o desejo de empreender apenas para ter o próprio negócio e não desenvolveram nenhum projeto específico. Nesse caso, é possível procurar alternativas de negócios que não exigem investimento inicial. É só encontrar a área que tem mais aptidão e escolher algo que não exija muito dinheiro para execução.
Algo como oferecer suas experiências e habilidades naquilo que é bom, pode ser um modo de fazer isso.
Mantenha o seu projeto em paralelo com outra atividade
Sair do emprego ou investir todo dinheiro da rescisão em um negócio, são decisões arriscadas. Até começar a obter os primeiros resultados, o ideal é manter uma atividade principal e seguir com o projeto em paralelo.
Dessa forma, o prejuízo será menor, caso a ideia não dê certo e há mais segurança em manter a empresa no mercado.
Empreender requer preparo
Dependendo do modelo de negócio de interesse, o empreendedor pode precisar de um investimento mínimo, ou ainda, terá que se ausentar de seu emprego para se dedicar ao projeto. Durante esse período, como vai lidar com as despesas pessoais e da empresa?
Antes de se dedicar totalmente ao novo projeto, faça uma reserva de dinheiro para se amparar no período em que o negócio ainda não for rentável.
Procure bons parceiros
Uma forma um pouco mais complicada, mas igualmente eficaz de como começar um negócio sem dinheiro, é conseguir parcerias com fornecedores e empresas que podem ajudar o seu negócio a crescer.
O empreendedor que busca este caminho, precisa contar com uma boa dose de persuasão para convencer outros empreendedores a apostarem no sucesso do negócio. Para obter sucesso é importante conhecer a fundo o produto ou serviço que pretende oferecer.
Tanto o networking quanto o planejamento financeiro detalhado, são grandes aliados na hora de convencer os parceiros a correr riscos junto com você. Outra opção é envolver seus clientes por meio de um financiamento coletivo.
A sociedade é uma alternativa comum e bastante utilizada. Geralmente, uma pessoa entra com o recurso e outra com a ideia ou a execução do projeto.
Saiba escolher bem seus sócios ou os parceiros do seu negócio. Os envolvidos no projeto devem ter expectativas e objetivos bem alinhados. Definir responsabilidades também é fundamental para evitar problemas no futuro.
Monte um plano de ação
Seja adaptável e flexível. Quanto mais escassos os recursos de uma empresa, melhor eles devem ser administrados. Elabore um bom plano de negócios e faça as adaptações sempre que for necessário. Estar atento e ser organizado são princípios básicos para o sucesso de qualquer negócio.
Use e abuse do networking
Forme uma boa rede de contatos e saiba usá-la. Suas conexões podem ajudá-lo a encontrar potenciais parceiros, oportunidades de negócio e promover seu produto usando o bom e velho boca a boca – fundamental para quem quer construir uma boa reputação em qualquer negócio, especialmente sem dinheiro.
Saiba vender o seu projeto
Suas ideias podem valer dinheiro e existem empresas dispostas a pagar por elas. E essa é uma maneira eficaz para quem deseja saber como começar um negócio sem dinheiro.
Muitos negócios inovadores surgiram a partir de uma ideia que deu certo e foi vendida para uma mega corporação. Em alguns casos, o criador se mantém em seu corpo diretivo, vivendo dos lucros do negócio e participando das decisões.
Procure os meios mais fáceis para começar
Os negócios online são os menos dispendiosos e possuem um maior alcance, que só vai depender do seu empenho em divulgar, do conhecimento que você tem sobre o produto e do seu esforço. Ter um bom conhecimento sobre o produto ou serviço que pretende oferecer é bem importante para o sucesso.
Procure financiamentos ou empréstimos
Você pode também tentar encontrar uma fonte de financiamento para o seu negócio. Ela pode vir em forma de um empréstimo bancário ou até mesmo uma sociedade. Alguns bancos e instituições financeiras oferecem incentivos exclusivos para novos empreendedores.
Existe também a Start Up Brasil, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com aceleradoras. Ela oferece bolsas de até R$ 200 mil e apoio logístico para novas empresas de base tecnológica.
Outra opção é recorrer à iniciativa privada. Uma boa dica é procurar o Sebrae para tirar dúvidas e buscar ajuda.
Vale frisar que para conseguir financiamentos e empréstimos, é importante que o empreendedor esteja com o “nome limpo” e tenha boas referências pessoais e de trabalho. Tudo isso porque o investidor irá apostar tanto no potencial do negócio quanto no do empreendedor.
Estas são algumas ideias que passamos para você, para que possa organizar o seu projeto de abrir uma empresa mesmo que esteja sem capital.
Nunca desista! Sonhos se realizam não só com o dinheiro, mas também com uma dose extra de empenho, persistência e fé.
Boa sorte!
Anúncio