Sabia que existem valores retroativos a serem pagos do auxílio Emergencial 2022? Inclusive para pais solteiros. Leia o artigo no QueroRenda e saiba sem tem direito.
Auxílio Emergencial 2022: saiba sobre a prorrogação para maio
Desde de 2020 o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal disponibilizaram para consulta uma ferramenta online sobre o Auxílio Emergencial. A ferramenta permite, por meio de um passo a passo, consultas e respostas para dúvidas para quem já solicitou o benefício.
Mesmo assim, milhares de brasileiros continuam a buscar informações, pois tem direito ao retroativo, que seria o Auxílio Emergencial 2022.
Entenda como saber se tem direito e como fazer para consultar.
Como saber se tem direito ao retroativo do Auxílio Emergencial 2022
Mesmo que o benefício tenha se encerrado em outubro do ano passado, no dia 13 de janeiro foram efetuados pagamentos a um grupo específico de beneficiários. Vale destacar que este valor é diferente do valor pago na forma de empréstimos, modalidade recentemente disponibilizada pela Caixa.
Para fazer a consulta é preciso ter em mãos alguns documentos como:
- CPF;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe do beneficiário.
Depois de inserir os dados acima, o beneficiário terá acesso a uma tela da Dataprev com as informações com cada uma das etapas de processamento do benefício.
Também é possível fazer a consulta com a ajuda de uma cartilha criada pelo órgão, que contém o passo a passo para que o beneficiário se informe de como fazer o acesso pelo site.
A pesquisa pode ser feita tanto pelo site www.cidadania.gov.br/consultaauxilio quanto pelo https://consultaauxilio.dataprev.gov.br. Os sites foram desenvolvidos para serem acessados pelo computador ou por dispositivos móveis, como celulares ou tablets.
Essa consulta pode ser efetuada tanto pelo site ww.cidadania.gov.br/consultaauxilio , como pelo endereço https://consultaauxilio.dataprev.gov.br . Os dois sites podem ser acessados tanto por computador, como por dispositivos móveis.
Anúncio
Auxílio Emergencial 2022 para pais solteiros
Vale lembrar que em 13 de janeiro deste ano, a Caixa Econômica Federal liberou a primeira parcela do valor retroativo para pais solteiros. O Ministério da Cidadania estima que 1, 3 milhão de pais solteiros foram beneficiados com a iniciativa em 2022.
Foi por meio de MP, que saiu o orçamento dos pagamentos, onde estão incluídos o grupo de pais solteiros chefes de família que receberam somente a cota simples do auxílio em 2020. A novidade é que estes receberão uma cota a mais, assim como aconteceu com as mães chefe de família, também em 2020.
É importante saber que para fazer os pagamentos, o Ministério da Cidadania fará uma conferência para saber se as famílias monoparentais se enquadram nas mesmas regras exigidas para os núcleos familiares liderados por mulheres.
Ou seja, se o pai solteiro está cadastrado no Cadúnico como Responsável Familiar e recebeu cota simples do Auxílio Emergencial, se não possui cônjuge ou companheiro(a) e se tem na família pelo menos uma pessoa menor de 18 anos, terá direito.
Já o grupo, que é classificado como “Extracad”, que não faz parte do Auxílio Brasil nem do Cadastro Único, este recebeu parcelas retroativas por meio do Caixa Tem ainda em janeiro deste ano. Então não tem nada a receber.
O valor total pode chegar até cinco parcelas no valor de R$ 600 cada. Mesmo valor que foi pago entre os meses de abril e agosto do ano de 2020.
Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!
Um abraço e até semana que vem.
Euquito.
Anúncio