Declarou o IR 2021 e quer descobrir quando receberá a restituição? Veja também as melhores dicas para usar esse dinheiro.
4 dicas para usar o dinheiro da restituição do imposto de renda
Todo ano a Receita Federal brasileira libera, para alguns contribuintes, uma determinada quantia referente à restituição do imposto de renda. Essa restituição nada mais é do que a quantia paga a mais pelas pessoas ao governo. Após cálculos do próprio órgão federal, tudo o que foi descontado a mais é devolvido.
Para saber se você tem direito à restituição, continue lendo este conteúdo ou acesse a página do Ministério da Fazenda e faça uma consulta, usando o número do CPF e a data de nascimento. A cada ano, são liberados diferentes lotes de pagamentos em datas específicas, também divulgadas pelo Ministério. É o que vamos te explicar melhor, abaixo.
Neste artigo, é possível checar as datas exatas de pagamento e em qual lote da restituição você estará. Além de conhecer, em primeira mão, quatro dicas para usar o dinheiro da restituição do imposto de renda.
Cronograma da Restituição do Imposto de Renda: calendário para 2021
No dia 24 de fevereiro, a Receita Federal divulgou o calendário de restituição do IR. Em 2021, o imposto de renda será restituído em cinco lotes. Os pagamentos já começaram e acontecerão entre os meses de maio e setembro, no fim de cada mês.
Lote Data de pagamento 1º 31/05/2021 2º 30/06/2021 3º 30/07/2021 4º 30/08/2021 5º 30/09/2021Em qual dos cinco lotes da restituição estarei?
Não há uma maneira exata de saber em qual lote você receberá a restituição do imposto de renda. Mas há uma fila e alguns critérios que podem te dar uma ideia sobre sua posição dentre os 5 lotes.
Os primeiros lotes levam em conta alguns fatores: grupos com prioridades, como idosos, pessoas PCDs e portadoras de condições delicadas, recebem o primeiro pagamento. Logo após, começa a se considerar a ordem de entrega da declaração.
Portanto, se você declarou o IR com antecedência, este fato será levado em conta no momento em que todos os grupos com prioridades forem devidamente restituídos e a data de envio passar a ser critério para a continuidade dos pagamentos.
Anúncio
Quatro dicas para usar o dinheiro da restituição do imposto de renda
Já descobriu em qual lote da restituição você estará? Essa é a data em que você receberá o dinheiro da restituição, mas, você já sabe o que fará com ele? Esse valor pode ser aplicado, investido em algum tipo de negócio, na aquisição de bens ou mesmo para a quitação de dívidas. Pensando nisso, listamos logo abaixo algumas situações proveitosas que podem ser feitas com esse rendimento extra. Leia agora mesmo!
Crie uma reserva financeira
Manter uma reserva financeira para cobrir possíveis emergências é sempre uma excelente atitude. Afinal, de repente você poderá ter gastos extras com saúde, a necessidade de reparar algo importante como o carro ou mesmo uma viagem inesperada por conta de assuntos pessoais.
Mesmo que você ainda não tenha poupança ou investimento para juntar esse dinheiro da restituição do imposto de renda, nunca é tarde para começar a formar uma reserva de emergência. Além disso, é interessante consultar o gerente de sua conta bancária para identificar um bom tipo de investimento para a sua renda, que pode ser títulos de renda fixa, títulos do Tesouro Direto ou mesmo a tradicional poupança.
Invista em você
Outra dica interessante é investir em algo que já esteja planejando — uma viagem, um curso de especialização, a reforma do imóvel ou mesmo a troca do carro. Todo investimento exige organização financeira mensal para ser realizado, então, mesmo que o dinheiro da restituição não seja suficiente para atingir um objetivo, ele poderá ser utilizado como um complemento.
Aposte na aposentadoria
Cada vez mais, os brasileiros estão apostando na aposentadoria privada para complementar a tradicional, ou mesmo para garantir uma renda adequada na terceira idade. Cortar gastos impulsivos para fazer esse tipo de investimento é uma excelente alternativa para poupar e ainda assegurar um futuro tranquilo.
Entre as vantagens desse tipo de aposentadoria estão maior rentabilidade; poder ser usada como segunda fonte de renda; e ser possível definir o valor da renda futura, uma vez que os riscos, comparados a outros tipos de investimentos, são baixos.
Livre-se das dívidas
Claro que se você tiver dívidas, tais como empréstimos, cartões de crédito, cheque especial ou compras parceladas, a melhor opção para utilizar o dinheiro da restituição é quitá-las. Aliás, a dica é negociar os pagamentos à vista para obter os melhores descontos possíveis.
Caso tenha muitas dívidas, é interessante priorizar o pagamento daquelas com valores mais altos ou mesmo com taxas de juros menos flexíveis, como cheque especial e cartão de crédito, por exemplo.
Então, se você tem uma dívida que não consegue quitar porque nunca sobra dinheiro, essa pode ser uma ótima oportunidade para negociar.
Aqui, nós atualizamos as condições de parcelamento todos os dias. Dessa forma, você pode encontrar a negociação que cabe no seu bolso e quitar a dívida com a ajuda da restituição do imposto de renda.
A quitação de dívidas na QueroQuitar é 100% online, desde o acordo até o pagamento, e pode ser realizada com apenas alguns cliques aqui.
Quer saber mais:
- Passo a passo para negociar e quitar uma dívida
- Como renegociar dívida de imóvel financiado
- 4 dicas para recuperar crédito em tempos de crise
Este conteúdo faz parte da nossa missão de devolver às pessoas a tranquilidade e o controle sobre a própria vida. Ainda não conhece a QueroQuitar? Saiba mais sobre nossos serviços e nossa história.
Anúncio