O pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS começou. Entenda aqui como tem funcionado e veja as melhores dicas para fazer esse valor render.
13º salário do INSS: calendário e dicas para fazer seu décimo terceiro render
O pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS começou nesta quinta-feira, 24 de junho, e se estenderá até 7 de julho. Entenda aqui como tem funcionado, quem será contemplado e a data exata na qual cada beneficiário receberá o valor.
Como tem funcionado o 13º salário do INSS
Todo ano, os segurados da Previdência Social são amparados com o 13º salário e com o benefício mensal, além de possuírem o direito assegurado ao auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.
A Previdência Social garante aposentadorias, pensão, auxílios, salários e reabilitação profissional a milhares de brasileiros. Esse conjunto de benefícios garante aos contribuintes do INSS a renda necessária para ele e para a família em casos de acidente, doença, prisão, gravidez, óbito e idade avançada.
Justamente por sua importância e pelo momento delicado que vivemos, o governo decidiu antecipar o pagamento do 13º aos aposentados e pensionistas. Pelo segundo ano seguido, a medida foi tomada por causa da pandemia da COVID-19.
Quem recebe o 13º salário do INSS
As pessoas que receberam, durante o ano, os benefícios, isto é, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, têm direito ao 13º.
Vale lembrar que a segunda parcela do 13º pode ter valor menor do que a primeira. Pois, nesta parcela, é realizado o desconto do Imposto de Renda (IR) para quem está sujeito ao pagamento.
Pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV não têm direito ao 13º salário.
Calendário de pagamentos da segunda parcela do 13º dos aposentados
Segundo o Ministério da Economia, 31 milhões de pessoas receberão a quantia até o fim dos pagamentos da segunda parcela do 13º salário do INSS, em 7 de julho. Veja o calendário, divulgado pelo ME.
Para quem recebe até 1 salário mínimo
Para quem recebe até 1 salário mínimo, o pagamento da segunda parcela, segundo os critérios do INSS, ocorrerá:
- de acordo com o número final do benefício
- sem levar em conta o dígito verificador
O depósito da antecipação será feito do dia 24 de junho ao dia 7 de julho.
Final do benefício 2ª parcela 1 24⁄06 2 25⁄06 3 28⁄06 4 29⁄06 5 30⁄06 6 01/07 7 02/07 8 05/07 9 06/07 10 07/07Para quem recebe acima de 1 salário mínimo
Para quem recebe acima de 1 salário mínimo, os pagamentos serão creditados entre os dias 1 e 7 de julho, conforme o calendário abaixo.
Final do benefício 2ª parcela 1 e 6 01/07 2 e 7 02/07 3 e 8 05/07 4 e 9 06/07 5 e 0 07/07Anúncio
Dicas para fazer seu 13º salário do INSS render
Com o recebimento do 13º salário do INSS, vem a dúvida: qual a melhor forma de usar esse dinheiro? E como fazer a quantia render? Vamos agora dar 3 dicas para que você seja capaz de escolher a melhor opção e aproveitar ao máximo esse valor!
Verifique como está sua vida financeira
Alguma área das suas finanças pessoais merece atenção? Você tem alguma dívida em atraso? Faça um levantamento e analise suas opções: o que pode ser feito para que você fique mais tranquilo?
Essa é uma ótima oportunidade para tirar aquela pedra do sapato. Porém, tome cuidado para não bagunçar suas finanças. Um planejamento cuidadoso é fundamental para você aproveitar as melhores oportunidades de acordo.
Negocie suas dívidas
Busque quitar as dívidas e positivar seu nome, mas não saia pagando as contas sem negociar, procure pelos nossos serviços especializados que oferecem as melhores condições e os melhores acordos.
Dê preferência para a QueroQuitar! Quando você negocia com o parceiro certo, tem sempre as condições perfeitas para caberem no seu bolso.
“Lembre-se de que, independentemente do que você escolher fazer com o seu 13º salário, organize-se e planeje todos os detalhes.”
Invista em você, mas se planeje antes
O 13º costuma ser dedicado aos presentes e às atividades de fim de ano. Mesmo com o adiantamento desse salário em 2021, o valor ainda pode ser economizado e destinado às datas comemorativas.
Utilizar essa quantia de forma inteligente pode garantir os presentes da família e dos amigos. Para isso, faça um planejamento. Se você conseguir priorizar as contas pendentes e destinar o restante para os presentes, melhor ainda. Quais dívidas você precisa quitar e quanto do 13º salário você deve usar para isso? O que restar, destine aos presentes!
Vá além, saiba mais:
Este conteúdo faz parte da nossa missão de devolver às pessoas o equilíbrio financeiro e o controle sobre a própria vida. Ainda não conhece a QueroQuitar? Saiba mais sobre nossos serviços e nossa história.
Anúncio