TED e DOC ainda são usados? Sim, pode ter certeza que esses tipos de transferências ainda existem. Entenda como funcionam. Confira!
Você sabe qual a diferença entre TED e DOC?
Transferir dinheiro para outra conta sua ou de um terceiro, é uma atividade comum de quem tem uma conta em banco. Ainda mais se for feita pela internet. Mas você sabe exatamente como funcionam essas transferências?
Hoje, além das usadas já a um bom tempo, surgiram novas formas de transferência como o PIX.
Mas vamos deixar esse assunto para um outro artigo. Neste, vamos mostrar quais são as diferenças entre TED e DOC.
Você sabe qual é? Não? Então fica tranquilo que vamos te ensinar.
O que é DOC?
Para compararmos as diferenças entre um e outro, que tal saber o que é exatamente cada um dos tipos de transferência entre uma instituição bancária e outra?
Vamos começar pelo DOC.
O DOC, abreviação de Documento de Crédito é um tipo de transferência bancária onde o limite diário é de R$ 4.999,99. Esta operação só pode ser feita por instituições autorizadas pelo Banco Central. E pode tanto ser feita em caixas eletrônicos, como pelo internet banking.
Sua compensação funciona como a dos antigos cheques. Ou seja, o dinheiro cai somente no dia útil seguinte à data da transferência bancária. E se a transação tiver sido feita após as 22h, pode levar ainda mais tempo.
Além disso, para fazer um DOC, normalmente o banco ou instituição financeira costuma cobrar tarifa. O valor vai depender da instituição em qual tem conta e também do pacote de serviços que tem cadastrado para ela.
Tem pacotes que dão direito a um certo número de transações por mês. É sempre bom conferir com o seu banco. Outra característica é que não tem valor mínimo.
Anúncio
O que é TED?
A Transferência Eletrônica Disponível, também chamada de TED, surgiu em 2002, criada pelo Banco Central. O tempo de transferência de uma TED é mais rápido do que o DOC.
Se a transação bancária for feita até as 17h, o valor cai no mesmo dia. Lembrando que se a operação for feita após esse horário, só cai na conta no próximo dia útil.
Outra diferença em relação ao DOC, é que o limite diário de transferência pode ser maior do que R$ 5.000,00. No caso da TED, também existe cobrança de tarifa.
Como no DOC, dependendo do pacote de tarifas que você contratou com seu banco, você terá direito a um certo número de operações que poderão ser feitas durante o mês sem cobrança.
Na TED, antes havia limite mínimo de transferência, mas isso mudou. A partir de janeiro de 2016, o cliente passou a poder enviar qualquer valor.
É possível agendar a transferência de uma TED ou DOC?
A maioria dos bancos permite agendar os dois tipos de operação, mas isso não é uma regra. Por isso, sempre é bom confirmar com sua instituição financeira se eles têm esse tipo de serviço e se há cobrança para usá-lo.
Posso cancelar uma TED ou DOC?
Existe um tipo de cancelamento que é automático, tanto para a TED como para o DOC. Isso acontece quando os dados do banco, agência, conta, CPF ou CNPJ não estão incorretos.
Nesse caso, é feita a devolução do valor para a conta de quem tentou fazer a transferência. Em uma TED, o valor volta no mesmo dia. Já o DOC, o valor pode levar até 2 dias úteis para retornar a conta.
Agora, se você errou o valor da operação e houver saldo em conta, não tem como cancelar. Neste caso, o melhor a ser feito é falar com a pessoa para quem fez a transferência e pedir que ela devolva a diferença.
Quais as informações necessárias para fazer um DOC ou TED?
Para realizar qualquer uma das duas transações, é preciso que você tenha:
- Código de seu banco;
- Código do banco de quem vai receber;
- Número da agência de quem vai receber;
- Seu nome e CPF, no caso de pessoa física ou nome e CNPJ da empresa, no caso de pessoa jurídica;
- Nome e CPF da pessoa ou nome e CNPJ da empresa que irá receber;
- Número da sua conta;
- Número da conta de quem vai receber;
- Valor da transferência;
- Data de emissão;
- Finalidade da transferência.
Algo que deve ser lembrado, é que se a transferência for entre contas do mesmo banco, normalmente não é preciso informar o CPF e CNPJ, além do valor cair no mesmo dia.
A tendência é que tanto o DOC, como a TED, passem cada vez mais a serem menos utilizados. Isso se deve a chegada do PIX, que é muito mais simples de ser feito e os valores caem na mesma hora na conta da outra pessoa.
Mas como disse, falaremos sobre esse outro meio de transferência em um outro artigo.
Anúncio