Pouco se fala da relação entre vida financeira e saúde, mas os impactos que problemas no orçamento causam são muito mais sérios do que se imagina. Leia mais...
Vida financeira e saúde. Qual a relação?
Não é novidade que saúde emocional e saúde física estão diretamente relacionadas. Nosso corpo tende a expressar problemas emocionais por meio de sintomas físicos – as chamadas doenças psicossomáticas – que aparecem para sinalizar que tem algo de errado acontecendo com a mente.
Mas, e a relação entre vida financeira e saúde? Dessa pouco se fala mas, de modo geral, é possível ver como as finanças afetam a rotina. Compare, por exemplo, seu estado mental quando está em uma situação confortável, com seu estado quando começam a surgir problemas financeiros para entender essa ideia.
A questão é que, mesmo quando as pessoas percebem que as dificuldades financeiras afetam seu bem-estar, elas não querem encarar os números de frente e transformar sua realidade. Então, se você é do time dos que resistem, repense sua atitude e dê o primeiro passo para a saúde física e financeira com as dicas a seguir.
Disciplina
O ponto principal para garantir que as finanças pessoais estejam em dia é ter disciplina. Ela é importante tanto na hora dos gastos quanto na hora de fazer o controle do orçamento. Portanto, além de acompanhar e fazer um registro rigoroso do consumo, é importante adotar hábitos de compra mais saudáveis, sempre acompanhados de um bom planejamento financeiro.
Controle do orçamento
O controle do orçamento nada mais é do que o registro de todos os gastos que são realizados ao longo do mês. Isso pode ser feito por meio de planilhas ou aplicativos, por exemplo, e ajuda a acompanhar seus hábitos de consumo mensal. Por meio desse controle é possível planejar melhor as compras e, como resultado, evitar endividamentos e criar metas de economia.
Consciência do problema
Ao ter um controle do orçamento, fica mais fácil identificar problemas. Talvez você esteja consumindo em excesso, talvez tenha se endividado para uma emergência. Seja como for, algumas ações podem e devem ser adotadas para mudar a situação.
Negociação das dívidas
Se for o caso de quitar dívidas pendentes, o ideal é tentar negociar primeiro as dívidas maiores ou com maior taxa de juros. A plataforma da QueroQuitar permite fazer exatamente isso. E, se possível, negocie todas de uma vez.
Vida financeira e saúde
Investir em educação financeira é investir em qualidade de vida. Com mais informação sobre sua situação, você toma melhores decisões e aproveita melhor o seu tempo. Assim, tente compreender os benefícios que uma vida financeira equilibrada proporciona e tenha uma vida mais saudável em todos os sentidos.
Anúncio