Saiba o que você pode fazer para proteger as informações do seu celular. Proteja-se contra roubos, furtos e perdas. Confira o artigo no QueroRenda.
Dicas para proteger as informações do seu celular
Hoje uma grande parte da população carrega literalmente a vida na palma da mão. Se há alguns anos, perder ou ter o celular roubado, já era uma grande dor de cabeça, imagine hoje.
Antes esse problema se resumia somente a perda do aparelho, mas hoje em dia, devido aos avanços tecnológicos, carregamos inúmeras informações e documentos importantes em nossos smartphones.
E infelizmente também devido a evolução dos golpes e roubos que invadiram o meio digital, ter o celular roubado pode acabar gerando um prejuízo muito maior.
Então se quer saber como proteger as informações do seu celular, continue a ler esse artigo.
Qual o perigo ao ter as informações do seu celular roubadas?
O maior perigo é ter o celular roubado, enquanto o está utilizando. Isso porque quem pratica esse tipo de roubo, mais do que o smartphone, quer ter acesso às informações do seu celular.
Esse é um tipo de roubo que tem aumentado cada vez mais. É aquele que ocorre feito por um ladrão de bicicleta ou moto, que aproveita sua distração, enquanto utiliza o aparelho, para justamente roubá-lo desbloqueado. Isso porque assim, o assaltante pode ter acesso a suas informações e é justamente onde mora o perigo.
Ao ter seu celular roubado, estando o aparelho desbloqueado, o assaltante terá acesso a documentos, contas em redes sociais e a suas contas bancárias. Com a tela ativa, quem se apoderou do celular, coloca o chip em outro dispositivo e começa a tentar trocar senhas a partir do SMS, uma opção que é dada por diversos aplicativos.
Sendo assim, você tem poucos minutos para bloquear do aparelho, antes que o criminoso acesse seus dados.
Ainda existe também o roubo do celular bloqueado. Nesse tipo de roubo, os criminosos , com a ajuda de hackers, varrem a memória do aparelho com programas específicos. Nesse caso o objetivo é ter acesso a informações que estão off-line no celular, como documentos e dados pessoais, os quais são usados para abrir contas em outros bancos, diferentes dos da vítima, e assim aplicar golpes.
Anúncio
Dicas para proteção antes do roubo do celular
Algumas dicas são bem simples, mas eficientes para evitar problemas futuros. Veja:
Mantenha o celular guardado enquanto estiver andando
Se você mexe no celular enquanto anda é inevitável que o foco esteja no aparelho. Isso o faz não perceber o movimento à sua volta, o que facilita para o criminosos se aproximar sem que perceba. O ideal é que se tiver que utilizar o aparelho, pare para fazer isso. De preferência em um lugar fechado , como uma loja, por exemplo.
Sempre utilize o bloqueio de tela do celular
Seja por biometria, senha, padrão, PIN. digital ou biometria facial, sempre coloque algum tipo de bloqueio para acessar seu aparelho. Medidas como essa, dificultam o acesso no caso de roubo.
Use o menor tempo de bloqueio automático de tela
Existem celulares que o menor tempo de bloqueio automático de tela é de 30 segundos. Quanto menor o tempo, mais difíceis as chances de criminosos acessarem seus dados.
Autenticação em dois fatores
Use a autenticação em dois fatores que a maioria dos aplicativos para celular disponibilizam. E opte sempre pela opção de código e não de envio por SMS, uma vez que o assaltante estará com o seu chip.
Não mantenha salvas no aparelho
Evite a todo custo deixar senhas em bloco de notas, prints ou conversas no seu celular. Para ter certeza de que não tem o dado na memória do aparelho, faça uma pesquisa na busca de mensagens com as palavras “senha” e “acesso”, para ter certeza de que não a enviou para alguém.
Pode ser apenas uma senha de um cadastro online, por exemplo, mas se você utiliza a mesma para outras coisas, pode ser perigoso deixá-la no celular. E pode ter certeza de que o criminoso em posse do aparelho fará essa busca.
Diminua o limite do seu PIX
Desde abril do ano passado, a Federação Brasileira de Bancos, demandou que os bancos disponibilizem a opção do cliente alterar o limite diário do PIX em suas contas. Isso diminui o estrago, se o assaltante tiver acesso a transação.
Dicas para proteção depois do roubo do celular
Existe também uma série de atitudes que você pode tomar logo após o roubo do aparelho, para se proteger. Veja:
Bloqueie a linha do celular
Ao fazer isso , você impede o assaltante de fazer ligações ou ter acesso às mensagens de SMS do celular. Basta ligar na operadora para fazer esse tipo de bloqueio.
Faça o bloqueio de contas e cartões
Entre em contato com os bancos onde tem conta e instituições financeiras onde tenha cartões de crédito e solicite o bloqueio de todas as operações por via móvel ou computador.
Apague os dados do seu celular
Se o sistema do seu aparelho for o Android, é possível apagar os dados de algumas maneiras:
- Na página do Google “Encontre Meu Dispositivo”;
- Pelo aplicativo “Encontre Meu Dispositivo” em outro aparelho;
- Usando a seção “Minha Conta” do Google;
- Por meio de uma busca no Google por “Encontre Meu Dispositivo”.
Se for um Iphone que utiliza o sistema IOS, use:
- O site iCloud, acessível em qualquer navegador de internet;
- O aplicativo Busca, caso tenha algum outro aparelho da Apple, para apagar os dados.
Anúncio