A gente sempre fala por aqui da reserva de emergência, da importância de ter uma, mas nunca fizemos um artigo dedicado à ela. Por isso, esse post vai ser exclusivamente sobre como construir a sua reserva de emergência e vamos te contar todos os detalhes....
Saiba como montar a sua reserva de emergência
A gente sempre fala por aqui da reserva de emergência, da importância de ter uma, mas nunca fizemos um artigo dedicado à ela. Por isso, esse post vai ser exclusivamente sobre como construir a sua reserva de emergência e vamos te contar todos os detalhes.
O que é
A reserva de emergência é uma quantia acumulada que equivale a, no mínimo, 6 meses do seu custo de vida. Você deixa essa reserva guardada em um lugar separado do dinheiro que você pode usar no seu dia a dia, que possa resgatar com facilidade e a qualquer momento, e torce para nunca precisar mexer nele.
Para que serve
Como o próprio nome já diz, ela serve para emergências. E o que é uma emergência? Uma emergência é quando acontece algo fora do seu planejamento, como por exemplo a perda do emprego ou algum gasto extra para tratar um problema de saúde. Sendo assim, a reserva de emergência não é para comprar alguma coisa que você quer muito mas não deu naquele mês, e nem para fazer uma viagem. Nesses casos, recomendamos que leia esse artigo sobre metas aqui do blog.
Calcule o seu custo de vida
Você precisa fazer uma avaliação do seu orçamento para saber quanto é o seu custo de vida mensal, a sua reserva de emergência deve conter no mínimo 6x esse valor. É importante verificar se está tendo gastos desnecessários e se pode reduzir custos daqueles serviços que são indispensáveis. Se precisar de ajuda com essa parte, leia o nosso artigo sobre orçamento familiar.
“Você deve continuar alimentando sua reserva de emergência mesmo depois de atingir o valor mínimo.”
Como construir
Mensalmente você deve direcionar uma quantia do seu salário para isso, em média de 10% a 20% do valor total, vai depender de quanto você pode dedicar do seu orçamento para isso. Quanto mais você conseguir poupar, mais rápido terá a sua reserva de emergência. Além disso, é fundamental que, assim que receber o seu salário, você já destine a quantia determinada para a reserva de emergência antes mesmo de pagar as contas, assim você não corre o risco de gastá-la sem querer. Você pode aumentar a sua eficiência buscando maneiras de fazer renda extra, por exemplo. Assim sua reserva vai crescer mais rápido.
Onde manter
Existem várias opções de locais onde você pode montar a sua reserva de emergência. Você pode escolher de acordo com a sua facilidade e aproximação com a ferramenta. É muito comum encontrar pessoas que têm sua reserva de emergência em investimentos de renda fixa com liquidez diária, como por exemplo o Tesouro Selic. Porém, hoje em dia com o surgimento e a popularização de bancos digitais, que fazem investimento automático com liquidez diária e com funções de guardar dinheiro e economizar automaticamente, eles vêm se tornando uma opção ainda mais fácil e prática. Faça uma pesquisa e avalie o que mais se encaixa na sua rotina, o importante é que você se sinta confortável com o método que escolher.
Emergências são acontecimentos que não estavam planejados e mesmo assim surgem na nossa vida. Não sabemos quando nem como elas vão chegar, mas é quase certeza que todos nós teremos algum imprevisto ao longo dos anos. Por isso, é muito importante estar preparado para reduzir os impactos dela na nossa rotina e nos nossos planos. A reserva de emergência é uma das medidas de precaução que podemos tomar, talvez a mais simples e com certeza a mais importante.
E aí, pronto para começar a sua reserva de emergência?
Anúncio