Preços altos, inflação? Veja como é possível recuperar seu poder de compra e ter uma reserva financeira. Confira nosso artigo!
Recupere o poder de compra e tenha uma reserva financeira
Já reparou como os preços aumentaram nos últimos meses?
Olhe a geladeira e veja como você está trazendo menos coisas do supermercado. Está tudo mais caro: alimentos, combustíveis, energia, gás.
A lista é gigante. Enquanto isso, nosso salário não aumenta. Nessa hora, ter uma reserva financeira faz toda a diferença.
Para mostrar como é possível recuperar seu poder de compra e ter uma reserva financeira, separei algumas dicas para te ajudar. Vamos lá?
O que é poder de compra?
O poder de compra é a capacidade de adquirir um bem com uma certa quantidade de dinheiro. Para simplificar: um item que antes era comprado com 50 reais, hoje é preciso 70 reais para comprar o mesmo item.
E o que diminui o poder compra?
Nesse caso, o principal “vilão” é a inflação. O aumento dos preços. Por isso que se ouve por aí: “Com a inflação, o poder de compra diminui”.
Agora outra pergunta mais importante: o que pode melhorar seu poder de compra?
Existem algumas soluções bem simples para isso.
- Ter renda extra;
- Usar comparadores de preço;
- Fazer uma reserva financeira.
Se você quiser boas dicas de como ter uma renda extra, leia o artigo “Ganhar dinheiro em casa: 10 ideias para você começar”.
Neste artigo, vamos olhar melhor o que é ter uma reserva financeira.
Anúncio
O que é uma reserva financeira?
Reserva financeira é aquele dinheiro que você deve separar para emergências. É uma segurança não só para imprevistos, como para planejar o futuro.
Além disso, de acordo com especialistas, é recomendado pelo menos três meses de renda para garantir uma reserva. O ideal é que sejam 6 meses. Na prática seria assim: se alguém recebe um salário de R\( 1 mil, deve fazer no mínimo uma reserva financeira de R\) 3 mil. Reserva de emergência é outro nome que se dá para isso.
Na verdade, a também chamada de reserva financeira de emergência, deve ser parte do montante. Já a reserva financeira, deve ser um valor para se guardar a longo prazo. Mas tanto um valor, como o outro, podem ser usados em um momento de aperto.
Se esse valor for aplicado ao longo do tempo, além daquilo que você coloca todo mês, você ganhará juros, aumentando seus investimentos. Esse é o primeiro passo para evitar problemas financeiros futuros.
O que fazer antes de começar a fazer uma reserva financeira?
Para ter uma reserva financeira, primeiro faça um planejamento financeiro familiar. Você saberá os ganhos e gastos. Ficará mais fácil planejar o futuro e estar preparado para imprevistos. Ou seja, reduzir gastos ou buscar fontes de renda extra, te ajuda a ter mais dinheiro guardado.
Para saber como fazer um planejamento financeiro, leia o artigo “Finanças pessoais: 5 dicas para ajudar no orçamento familiar”.
Saiba administrar sua reserva financeira
Mais importante do que juntar dinheiro, é saber manter a reserva financeira. É muito importante ter foco, organização e resistir a tentação de usar o dinheiro para algo não programado. A exceção é um imprevisto ou emergência. Mas caso seja apenas um impulso de compra, pense duas vezes antes de usar o dinheiro.
Veja algumas dicas para manter sua reserva financeira:
Não utilize com despesas do dia a dia
Tente não usar o que guardou com despesas recorrentes, como água, luz, aluguel ou compras de mercado. Você sempre terá esses gastos. Eles fazem parte de seu orçamento mensal.
Sempre que puder, aumente sua reserva financeira
Além do que separa mensalmente, use qualquer recurso extra para aumentar sua reserva financeira. Não precisa ser tudo, mas use ao menos parte do recurso. Isso vai te dar uma folga e maior segurança.
Quando utilizar o que guardou?
Como falei, montar uma reserva financeira te dá segurança quando ocorrer algum imprevisto. Ou pode servir para investir em projetos de vida. Quando falo de imprevistos, falo de desemprego e perda de um parente, por exemplo.
Se você ficar desempregado é um bom momento para usá-la. Isso ajudará você a se manter enquanto busca uma recolocação.
Outro bom motivo para usar sua reserva financeira é pagar dívidas. De nada adianta poupar de um lado, se do outro, existem débitos onde estão rolando juros. A coisa mais acertada é se livrar deles o quanto antes.
E o jeito mais fácil de fazer isso é na QueroQuitar. Em nossa plataforma, você encontra as melhores ofertas para quitar dívidas. Tudo online, sem receber ligações de cobrança. Com condições especiais, tudo é feito de maneira simples, rápida e segura.
Clique aqui e confira.
Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!
Um abraço e até semana que vem.
Euquito.
Anúncio