Você sabe o que é um banco digital e quais são suas vantagens e desvantagens em relação a um banco tradicional? Para entender, leia o artigo e fique por dentro.
Você sabe o que é um banco digital?
Sofrer com a burocracia dos bancos, com todas as dificuldades e regras que só fazem perder tempo, é uma situação desagradável pela qual ninguém quer passar.
Com o avanço da tecnologia foram criados os bancos digitais, que estão recebendo cada vez mais clientes. Esta modalidade de banco veio para facilitar a vida de todos nós.
Continue lendo a nossa matéria e você vai descobrir o que é um banco digital, quais as vantagens de ter uma conta e quais são as diferenças entre um banco digital e um banco convencional.
O que é um banco digital?
Um banco digital é uma instituição que não oferece atendimento presencial. Também são chamados de bancos virtuais ou bancos 100% online.
Da abertura da conta bancária ao esclarecimento de dúvidas, todas as necessidades dos clientes podem ser resolvidas pelo computador, tablets, smartphones, tudo via aplicativos. Sem fila, sem burocracia e sem precisar sair de casa.
São novas propostas – algumas ainda em consolidação – que estão em busca de resolver problemas como tarifas elevadas, falta de transparência, conflito de interesses, entre outros.
O objetivo é ter mais agilidade no atendimento e, assim, atingir um número maior de consumidores. Essa é a essência para se ter ideia do que é um banco digital
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Quais são os serviços oferecidos por um banco digital?
- Conta-corrente digital sem tarifa;
- Cartão de crédito, em muitos casos sem anuidade;
- Investimentos;
- Seguros;
- Consórcios;
- Empréstimos.
Quantos bancos digitais existem atualmente?
Atualmente existem 16 bancos digitais. São eles:
- C6Bank
- Banco Inter
- Nubank
- Next
- Digi+
- Agibank
- Superdigital
- Neon
- Sofisa Direto
- Santander
- Will Bank
- Pan
- Iti
- BMG
- BV
- Original
Dos 16 citados acima, o Reclame Aqui destaca 10 como sendo os melhores. São eles:
- Iti com nota de 8,5 atribuída
- Neon com nota de 8,4
- Sofisa Direto, 8,3
- Nubank, 8,2
- Next, 8,1
- Inter, 8,0
- BMG, 7,7
- PAN, 7,6
- BV, 7,3
- Will, 7,1
Entender o que é um banco digital e saber quais são os melhores, é fundamental para que você possa usufruir de todos os benefícios deste tipo de instituição financeira.
Quando os bancos digitais surgiram no Brasil?
Apesar de se tornar popular com o Nubank, ele não foi o primeiro banco digital do Brasil. Em 2016, foram criados os primeiros bancos digitais: Original, Neon e Inter.
Nessa época, o Nubank oferecia apenas um cartão de crédito internacional sem anuidade. A NuConta surgiu mesmo em 2017, tornando-se então um banco digital.
Desde então, a procura pelos bancos online só cresce no país.
O mesmo estudo da Finder revelou que o Brasil, em 2022, foi o país que mais aumentou o número de clientes que aderem a essa modalidade de serviço. Depois vem a Índia (com 26,3%), Irlanda (21,8%), Cingapura (21,2%), Hong Kong (19,7%), Emirados Árabes Unidos (18,8%), México (17,4%), Espanha (16,8%) e África do Sul (14,8%).
Como abrir uma conta digital?
Para abrir uma conta totalmente digital é muito simples. Mesmo que o passo-a-passo seja diferente de banco para banco, existem alguns procedimentos em comum, que podem te auxiliar nesse momento.
Com tantas opções, na hora de escolher a melhor opção para você, é importante analisar alguns critérios para entender se a conta digital está de acordo com as suas necessidades. Os principais pontos a serem avaliados são:
- Variedade de serviços oferecidos
- Valor das taxas cobradas
- Reputação do banco digital em sites de reclamação
- Praticidade no atendimento e resolução de problemas
- Facilidade de cadastro
Conheça as praticidades
Como todas as transações serão feitas pelo aplicativo, não deixe de verificar a nota do app no Google Play ou na Apple Store.
Também se certifique que os canais de atendimento da instituição são eficientes durante toda a jornada do cliente, solucionando os problemas de maneira rápida e com cordialidade.
Realize o cadastro pelo aplicativo
Separe todos os seus documentos antes de iniciar o cadastro. Geralmente é necessário somente o RG e um comprovante de endereço. No caso de contas PJ, é necessário também os documentos da empresa, como o cartão de CNPJ, por exemplo.
Pode ser solicitada também uma selfie, que precisa ser fotografada sem óculos, bonés, dentre outros acessórios que atrapalhem a sua identificação.
Para finalizar o cadastro, veja por qual aplicativo é permitido abrir a conta e realizar todo o processo.
Qual a diferença entre banco digital e tradicional?
Pelo decorrer da leitura, ficou claro que a principal diferença entre o que é um banco digital e um banco tradicional, é a facilidade na realização das operações bancárias.
Essa comodidade ocorre desde a abertura de conta que é feita totalmente pelo celular, na resolução de problemas, onde a comunicação pode ser feita via chat ou telefone, e nas tarifas mais em conta ou até mesmo isentas.
O banco digital ainda possui um diferencial que é a possibilidade de se aprender educação financeira e os melhores investimentos para o seu dinheiro diretamente pelo aplicativo.
Bancos digitais são seguros?
A resposta é: “sim”! Assim como os bancos tradicionais, as contas digitais também são regulamentadas pelo Banco Central.
Existem bancos digitais que utilizam a ferramenta de reconhecimento facial. Outro recurso de segurança muito utilizado é a criptografia, protegendo seus dados.
Já para validar as operações realizadas, os tokens são também mais uma etapa de segurança para os clientes.
Banco digital é a mesma coisa que banco digitalizado?
Plataformas digitais e canais interativos não são suficientes para converter uma instituição financeira em banco virtual.
É preciso atender a requisitos específicos e, essencialmente, oferecer um serviço que dispense totalmente a presença do cliente na agência bancária.
Do contrário, pode-se considerar que se trata apenas de um banco digitalizado e não de um banco digital.
Para diferenciar os dois casos, a Febraban destaca três características principais dos bancos digitais:
- Processo não presencial: captura digital de documentos e informações do cliente e coleta eletrônica de assinatura.
- Canais de atendimento 100% eletrônicos: todas as contratações de produtos e consultas são feitas online ou por telefone.
- Resolução de problemas por múltiplos canais virtuais: já teve que resolver algum problema que começou com uma ligação e terminou com um e-mail ou mensagem de WhatsApp? Essa realidade é bastante comum nos bancos digitais.
Reunimos aqui as principais informações que vão ajudar você a saber o que é um banco digital, a abrir a sua conta digital e livrar-se de uma vez por todas das longas esperas para ser atendido pelo gerente em uma agência.
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