Mais do que uma característica comportamental, o consumo impulsivo é um problema real que afeta muitas vidas. Porém, é possível reverter esse hábito, desde que a pessoa tenha disciplina, monitore seus gastos e planeje suas compras, evitando supérfluos....
Dicas para vencer o consumo impulsivo
Mais do que uma característica comportamental, o consumo impulsivo é um problema real que afeta muitas vidas. Porém, é possível reverter esse hábito, desde que a pessoa tenha disciplina, monitore seus gastos e planeje suas compras, evitando supérfluos.
Além dessas atitudes, existem outras que podem ajudar a vencer esse vício. A seguir, separamos 6 dicas para vencer o consumo impulsivo. Confira!
Não compre quando estiver abalado emocionalmente
É comum utilizarmos algumas válvulas de escape para nos sentirmos bem quando estamos tristes ou com raiva. Algumas pessoas gostam de comer ou beber para lidar com as emoções, enquanto outras pessoas buscam nas compras um alívio imediato.
Geralmente, quem tem o costume de fazer compras impulsivas não percebe isso. Portanto, evite ir ao shopping quando estiver se sentido assim, pois você pode não pensar direito antes de fazer uma compra. O autocontrole é seu principal aliado nessa situação.
Avalie as suas necessidades
É muito bom fazer a tradicional lista de compras, mas não apenas isso: esse é o momento para avaliar a real necessidade de obter certos produtos. Divida os itens em duas categorias: coisas que você quer e coisas que realmente precisa. Assim, você determina quais produtos são prioritários e quais podem esperar. Sobre as coisas que você quer, espere uma ou duas semanas para realizar a compra. Se ainda tiver interesse após esse tempo, é porque você realmente quer o produto.
Dê um tempo antes de fazer a compra
Falando em esperar, segurar a compra por alguns dias pode ser uma boa estratégia de autocontrole. Não importa se a compra é online ou na loja física, uma boa dica é pesquisar sobre o produto e pensar por um tempo. Reflita sobre os motivos que levaram você a pensar nessa compra. É bem provável que alguns itens não sejam tão necessários assim.
“Em muitos casos, o consumo impulsivo é um dos grandes causadores de dívidas. Por isso, é importante manter o controle.”
Crie um orçamento para as compras
Outra forma de economizar nas compras é criar um orçamento e determinar um limite para as aquisições não planejadas. Lembre-se, porém, que essa quantia deve vir depois dos gastos essenciais, como alimentação, saúde e moradia, por exemplo.
Cuidado com a Black Friday
Essa é a época em que as lojas mais se aproveitam das compras por impulso. Esse momento pode ser uma boa oportunidade para você comprar algo que já queria há muito tempo por um preço melhor. Por isso, tenha atenção e não se deixe levar pelas ofertas que parecem irresistíveis, mas que na verdade não são. É comum em períodos antes da Black Friday os preços serem aumentados e depois vendidos pela metade do dobro. Além disso, o fato dos produtos serem ofertados com grandes descontos fazem as pessoas comprarem apenas para aproveitar o bom preço daquele produto, que muitas vezes são supérfluos.
Reduza o limite do seu cartão
Uma maneira de se controlar é reduzindo o limite do seu cartão. Lembre-se que o objetivo é mudar um comportamento indesejado, por isso você precisará ser um pouco radical consigo mesmo. Assim, quando sentir o impulso de comprar, lembrará de avaliar atentamente suas escolhas.
Outra dica: anote os seus momentos de consumo. Dessa forma, você terá uma perspectiva de como gasta e poderá determinar maneiras mais eficazes de se controlar durante o mês.
Gostou das nossas dicas de como vencer o consumo impulsivo? Que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais e auxiliar outros como você?
Anúncio