O Banco Central divulgou que cerca de R$ 7,3 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber, e consultar os valores é simples. Saiba mais no artigo.
Como consultar valores a receber?
Conforme recente divulgação do Banco Central, em torno de R$ 7,3 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR).
Leia esse artigo e entenda como consultar e receber o dinheiro esquecido em banco, consórcio ou outra instituição.
O que é “valores a receber”?
Valores a Receber é um sistema do Banco Central que oferece um serviço por meio de um site que possibilita verificar se há algum dinheiro esquecido em instituições bancárias, consórcios ou entidades financeiras.
O sistema permite verificar os seguintes tipos de valores a receber:
Saldo disponível em contas correntes ou poupanças que foram encerradas;
Cotas de capital e distribuição de excedentes líquidos pertencentes a ex-participantes de cooperativas de crédito;
Recursos não reclamados em grupos de consórcios que foram encerrados;
Tarifas cobradas indevidamente;
Parcelas ou despesas de operações de crédito que foram cobradas erroneamente;
Saldo disponível em contas de pagamento pré ou pós-pagas que foram encerradas;
Saldo disponível em contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras que foram encerradas;
Outros valores disponíveis nas instituições que podem ser recuperados.
Anúncio
Como consultar se tem valores a receber pelo CPF?
É possível verificar se existe dinheiro esquecido em bancos ou outras instituições financeiras por meio do site valoresareceber.bcb.gov.br/publico, sem a necessidade de fazer login. Basta fornecer o seu CPF e data de nascimento, ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.
Além disso, é possível consultar valores relacionados a uma pessoa falecida, desde que sejam fornecidos o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.
Como faço para receber o dinheiro esquecido?
O único site disponível para solicitar o dinheiro esquecido ou consultar protocolo de solicitação que já foi realizada, é no portal https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. O login é feito pela conta do gov.br com acesso no nível prata ou ouro.
É crucial destacar que, através do sistema do Banco Central, os recursos serão liberados somente para aqueles que informarem uma chave PIX para o reembolso.
Se você não possuir uma chave PIX registrada, será necessário entrar em contato com a instituição financeira para definir a modalidade de recebimento. Outra alternativa é criar uma chave PIX e, em seguida, retornar ao sistema para efetuar a solicitação.
No caso de valores a serem recuperados de indivíduos falecidos, é imprescindível ser um herdeiro, beneficiário testamentário, inventariante ou representante legal para efetuar a consulta. Além disso, será necessário preencher um termo de responsabilidade.
Anúncio