Termina nesta sexta-feira o prazo da atualização dos dados para todos que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que estejam em situação de averiguação cadastral.
CadÚnico: prazo para averiguação cadastral encerra hoje
Termina hoje prazo para famílias atualizarem informações no Cadastro Único. Os inscritos no CadÚnico que estão com status em averiguação cadastral, têm até esta sexta (12) para irem aos CRAS atualizar os dados e evitar a suspensão do Auxílio Brasil.
O Cadastro Único é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda no programa do governo federal Auxílio Brasil, e a partir de 2022 tornou-se obrigatória a atualização das informações cadastradas para se obter o pagamento do valor de R\( 600, que começou a ser creditado esse mês. Até então o valor pago por mês as famílias inscritas no programa, era de R\) 400,00 qual teve seu valor reajustado conforme medida aprovada pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 1⁄2022.
O Auxílio Brasil assim como outros benefícios sociais do governo federal, estadual e municipal, são liberados por intermédio da base de dados do Cadastro Único, por isso a importância de manter os dados atualizados.
Averiguação cadastral é o termo utilizado quando são encontradas inconsistências nos dados. E a falta de atualização dessas informações, pode levar à suspensão de benefícios a partir de setembro e posterior cancelamento.
Como saber a situação do cadastro?
As famílias inscritas no programa, podem consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral pelo site do CadÚnico ou pelo aplicativo Cadastro Único.
Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Contudo, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). procedimento é similar ao da inscrição, basta comparecer em uma unidade do CRAS e apresentar a documentação comprobatória dos dados ou da informação que precisa alterar no Cadastro Único.
É importante estar atento ao horário de funcionamento do CRAS de sua região e a documentação que deverá apresentar para a averiguação cadastral.
Confira abaixo a documentação necessária:
Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor. Somente as famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento.
Para as demais pessoas da família: o RF deve apresentar pelo menos um dos documentos abaixo para cada componente familiar:
- CPF, de preferência; ou
- Certidão de Nascimento; ou
- Certidão de Casamento; ou
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
- Carteira de Identidade - Registro Geral de Identificação (RG);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
- Título de Eleitor.
Anúncio
Quem precisa atualizar o Cadastro Único até hoje?
O prazo para atualização do CadÚnico vence hoje para famílias em averiguação cadastral, ou seja, que tenham discordância entre os dados informados no cadastro e o cruzamento de informações com outras fontes.
Por exemplo: se no CadÚnico está registrado que a família tem determinada renda mensal, mas alguma base de dados diz que um dos membros ganha mais do que o informado no cadastro, há uma discordância que vai para averiguação.
Além disso, o prazo para atualizar o Cadastro Único também vence nesta sexta-feira para famílias que foram convocadas pelo processo de focalização do Auxílio Brasil.
Veja os programas e benefícios sociais que utilizam o Cadastro Único como base para seleção
- Auxílio Brasil;
- Minha Casa, Minha Vida;
- Bolsa Verde - Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI;
- Fomento - Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Telefone Popular;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
Cabe ressaltar que os estados e municípios também utilizam os dados do CadÚnico como base para seus programas sociais.
Para mais informações, acesse também o nosso artigo Atualização do Cadastro Único: entenda os prazos para revisão e averiguação cadastral, lá falamos sobre o procedimento de revisão cadastral que também tem prazo e sua atualização é obrigatória.
Anúncio