Quer saber o que muda e quais as novas regras do Pix em 2023? Leia o artigo e fique por dentro para poder utilizar o serviço de transferência com segurança.
Entenda o que mudou nas regras do Pix 2023
Há novas regras de regulamentações para o PIX 2023. Estas novas regras alteram também os limites do programa de pagamento instantâneo. Confira mais informações abaixo.
Por que o Pix tem novas regras?
As novas regras do Pix 2023 têm como objetivo facilitar o recebimento de valores advindos de correspondentes bancários, como as casas lotéricas, e facilitar o pagamento de aposentadorias, pensões e salários pelo Tesouro Nacional. As mudanças entraram em vigor em 2 de janeiro.
Anúncio
Novas Regras para o PIX 2023
Novas transferências para todos os limites diários do Pix
A partir de agora, a pessoa pode transferir todo o seu limite diário de PIX em uma única transferência.
Por exemplo, se uma pessoa tem limite total de até R\( 3.000,00 por dia, mas limite de até R\) 1.000,00 por movimentação financeira, ela antes, deveria fazer três transferências até atingir o valor total que pretende transferir.
A partir de agora, poderá fazer transferências de uma vez no valor de R$ 3.000,00 reais sem dividir esse valor em diferentes remessas.
PIX saque e variações agora têm limites maiores
Outra mudança no Pix 2023, são o novo saque e alteração dos limites. Os limites de retirada e alteração do PIX passaram de R\( 500,00 para R\) 3.000,00 durante o dia e de R\( 100,00 para R\) 1.000,00 à noite.
Horário Noturno
A partir de agora, o limite noturno pode ser flexível e definido pelo cliente, mas somente se o banco oferecer essa opção. No momento, o horário limite é das 20h às 6h, mas os clientes também podem começar às 22h, se preferirem.
No entanto, os bancos não são obrigados a oferecer essa opção aos seus clientes. Nesse sentido, o Banco Central do Brasil (BCB) emite às instituições financeiras, liberdade para decidir sobre o assunto.
O Pix será taxado?
Não, exceto para pessoas jurídicas. Ou seja, são os casos em que o banco pode fixar uma taxa de juros de até 0,99%, com limite de R$ 140 para PJ.
Diferente do que ocorre com o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Eletrônica Disponível (TED), o Pix 2023 não cobra taxas adicionais para sua utilização.
Um dos atrativos do sistema de pagamentos instantâneos é justamente a sua gratuidade para pessoas físicas e MEIs (microempreendedores individuais).
Dicas de segurança para usar o PIX
Com as mudanças do Pix 2023, os cuidados com essa forma de pagamento precisam ser reforçados. Afinal, os golpes, roubos e sequestros podem acontecer e qualquer um está sujeito.
Para usar o Pix com segurança, siga nossas dicas
- Defina o menor limite possível para o seu Pix noturno, permitindo transações de maior valor durante o dia.
- Adicione contatos à sua lista de confiança para fazer negócios de maior valor durante a noite.
- Habilite a autenticação de dois fatores em seu aplicativo bancário para evitar hackers.
- Evite passar a chave Pix do seu CPF, pois isso irá expor seus dados.
- Nunca crie um Pix após receber uma solicitação no WhatsApp de um parente ou amigo, pois as chances de clonagem de conta e golpe são grandes.
Outras mudanças no Pix
Os limites para transferências para contas de pessoas jurídicas também foram alterados. Agora, o valor máximo dessas transações fica a critério das próprias instituições financeiras.
Outro ponto é o pagamento de aposentadorias, pensões e salários feitos pelo Tesouro Nacional, os quais agora podem ser efetuados através de conta-salário atrelada ao Pix.
Além disso, as compras feitas pelo Pix passaram a ter limite igual ao que o cliente tem nas transferências via TED. Antes, a referência era o limite do cartão de débito.
Anúncio