Precisando utilizar o SUS mas não sabe como deve proceder? Então leia este artigo e fique por dentro de tudo que precisa para passar em atendimento.
Entenda como usar o atendimento do SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988, e regulamentado pela Lei nº 8080⁄90, sendo regido pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade.
O SUS conta com vários tipos de unidades de saúde, que atendem situações específicas, de acordo com a gravidade. Para não sobrecarregar cada área nem perder tempo nos prontos-socorros, vale conhecer como usar o atendimento do SUS.
Pronto-socorros
O pronto-socorro deve ser procurado somente em situações de emergência, como dores no peito, intoxicações e envenenamento, queimaduras graves, ossos quebrados, em casos de acidentes de trânsito com atropelamento, traumas, trabalhos de parto com risco à gestante ou ao bebê, queda acidental, sangramentos, hemorragias e maus-tratos.
Nessas situações, será realizado o atendimento, independentemente de qualquer encaminhamento. Mas, depois de atendido, se não houver necessidade de internação, a continuidade do tratamento deverá ser feita pelas unidades básicas de saúde (UBS) ou ambulatórios de especialidades. Os hospitais são para atendimentos de média e alta complexidade.
Anúncio
Critério para atendimento
O atendimento de saúde é realizado de acordo com a prioridade e os níveis de atenção: o atendimento ambulatorial, que são as consultas agendadas, exames e procedimentos mais simples, como, vacinação, curativos, exames de sangue e raios-X, são realizados nas UBS ou nos postos saúde, que são a porta de entrada do sistema.
Na UBS também são realizados atendimentos primários nas especialidades de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, odontologia, psicologia, serviço social e enfermagem. As consultas, sejam gerais ou com especialistas, precisam ser previamente agendadas.
Para casos de média complexidade, que depende de médicos especialistas, como cardiologista, ortopedista, endocrinologista, oftalmologista e outros, esses atendimentos são normalmente realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), clínicas e hospitais, contemplando também os tratamentos a casos crônicos e agudos de doenças e realização de exames.
As UPAs foram criadas para intermediarem os atendimentos nas UBS e nos hospitais, além de contribuir para a diminuição das filas nos prontos-socorros, permitindo que as unidades hospitalares priorizem atendimentos mais graves. Os casos atendidos na UPA são aqueles que não necessitam de internação ou agendamento, tais como febre, alergia, pressão alta, gripe, pequenos ferimentos, inalação, curativos e retirada de pontos.
Já a alta complexidade, que são os casos que envolvem risco de vida, internações, cirurgias, transplantes, hemodiálises, quimioterapias e casos raros ou complexos e dependem de alta tecnologia e têm alto custo, é atendida nos hospitais, a partir de encaminhamento feito pelas unidades ambulatorial ou de média complexidade.
Os serviços de emergência, como o Samu e os bombeiros também têm atendimentos diferenciados. O primeiro, que pode ser acionado pelo telefone 192, deve ser procurado em casos urgentes, como dores no peito, convulsões e acidente de trânsito, entre outros.
O Corpo de Bombeiros atende os casos de acidentes com produtos perigosos, incêndios, acidentes de trânsito com pessoas presas em ferragens, tentativas de suicídio, choques elétricos, afogamentos, desabamentos, quedas de altura, deslizamentos de terra e vazamento de gás. O telefone de atendimento é 193.
Qual é o papel dos hospitais na rede do SUS?
É oferecer ao usuário do SUS atendimento de saúde especializado de média e alta complexidade, como cirurgias eletivas (realizada em uma data adequada de acordo com a saúde do paciente), tratamentos clínicos com especialistas.
Para chegar ao hospital, geralmente o usuário é encaminhado depois de ser atendido por uma UBS ou UPA, dependendo de cada caso. Tudo isso acontece devido ao processo de troca de informações entre as redes de atenção à saúde no SUS.
Cartão do SUS
Existem formas para deixar seu histórico de saúde mais completo e facilitar o acesso, fazendo parte de como usar o atendimento do SUS. Uma dessas medidas é o Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão SUS. Esse cartão possui a identificação do usuário e facilita o registro, o que possibilita a criação de um histórico do paciente.
Fazer o cartão SUS é muito simples. Basta ir à unidade de atendimento da sua região e solicitá-lo. Será feito seu cadastro e você poderá retirá-lo assim que estiver pronto.
Serviços para saber como usar o atendimento do SUS
O sistema de saúde brasileiro tem como base a Atenção Primária à Saúde (APS). É o primeiro eixo de atendimento à população, tanto a nível individual como comunitário.
A APS tem como princípio a promoção da saúde por meio da prevenção e do tratamento de agravos, o diagnóstico, a reabilitação do paciente e a promoção da saúde integral do indivíduo.
No SUS, o atendimento ao paciente é multiprofissional, ou seja, o cuidado pode ser fornecido por diferentes profissionais da área da saúde, como médicos generalistas ou especialistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e dentistas.
- Vigilância em Saúde
A Vigilância em Saúde é um processo contínuo de coleta de dados e regulação de determinantes de saúde. Esse serviço inclui vários parâmetros que estão inseridos em nosso cotidiano, como a vigilância em saúde ambiental, saúde do trabalhador, epidemiológica e das vulnerabilidades da população.
Outro serviço muito comum no dia a dia é a vigilância sanitária, que é responsável, por exemplo, por manter as boas condições de estabelecimentos públicos, como restaurantes e lanchonetes.
Assim, é possível perceber que toda a população faz uso dos serviços do SUS, mesmo quem possui planos de saúde ou procura atendimento na rede particular.
- Transplante de órgãos
A doação de órgãos é um serviço exclusivamente mediado pelo SUS, e o processo de transplante também é feito em, em sua maioria, por esse sistema. Assim, na necessidade de receber um órgão por doação, somente o sistema público pode intermediar o processo.
- Vacinação
O SUS oferece campanhas de vacinação e uma das mais conhecidas é a da poliomielite, que tem como garoto-propaganda o Zé Gotinha. Essas campanhas são extremamente importantes, porque podem erradicar ou controlar diversas doenças.
- Outros serviços
Existem diversos outros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, como a distribuição de medicamentos, tanto nas UBSs quanto em farmácias populares.
Atendimentos especializados e emergenciais, controle de zoonoses, práticas integrativas, promoção e prevenção em saúde, coleta de sangue, atendimento a pessoas em situação de cárcere, controle epidemiológico e outras várias.
Apesar de muitas pessoas criticarem esse sistema de saúde pelo fato de existirem alguns impasses, ele é essencial para a maioria da população e supre diversos setores nos quais o atendimento privado não oferece assistência.
O SUS não é um problema sem solução. É uma solução com problemas. Por isso, defenda e apoie esse sistema de saúde tão essencial para a população brasileira.
Anúncio