Saque dos valores a receber referente ao dinheiro esquecido começam hoje (terça-feira 7). Confira todas as informações.
Dinheiro esquecido: tire suas dúvidas sobre os valores a receber
Está confirmada a segunda rodada de saques dos valores a receber pelo sistema de serviço do Banco Central. A partir das 10 horas da manhã de hoje (terça-feira 7 de março), o acesso estará disponível para resgates.
Desde que foi liberado a consulta com as instituições financeiras no dia 28 de fevereiro, estima-se que em torno de R$ 7 bilhões de valores esquecidos entre contas correntes, poupanças, cooperativas de crédito, consórcios e tarifas, empréstimos, valores oriundos de contas de pagamento, corretoras de títulos e valores mobiliários, sejam devolvidos para as pessoas físicas e empresas que solicitarem a devolução e tiverem o direito ao saque.
Como saber se tem algum valor a receber?
Os cidadãos podem conferir o dinheiro esquecido nos bancos e financeiras disponíveis para saque, no site do Banco Central. É preciso informar o CPF, para consultas de pessoas físicas, ou o CNPJ, para pessoas jurídicas. Também é necessária a data de nascimento ou de abertura da empresa.
Fique atento para não cair em golpes! O único site onde o cidadão pode consultar as informações e saber como solicitar a devolução dos seus valores, é pelo site do Banco Central.
Passo a passo para consultar os valores a receber:
1- Acesse o site do Banco Central;
2- Clique em “Consulte se tem valores a receber”;
3- Informe o tipo de documento, se é CPF ou CNPJ;
4- Informe a data de nascimento sua ou da pessoa falecida para consulta de pessoas físicas, ou de abertura da empresa para pessoas jurídicas;
5- Clique em “Consultar”.
Anúncio
Como solicitar o dinheiro esquecido?
Para solicitar o dinheiro esquecido, é necessário acessar o site do Banco Central a partir das 10h da terça-feira (7). Mas lembre-se, que antes, é necessário realizar a consulta conforme passo a passo explicado acima.
Se houver valores a receber, aparecerá no site a opção para acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central. Porém, para efetuar o pedido do saque dos valores, o cliente deve ter conta no sistema gov.br nível prata ou ouro.
Passo a passo para solicitar o dinheiro esquecido dos valores a receber
1- Na página dos valores a receber do Banco Central, clique no botão “Acessar o SVR”;
2- Se não houver fila de espera, você será transferido para a página de login da conta gov.br.
3- Se houver fila espera, você permanecerá em uma sala de espera virtual, que fica aberta por prazo indeterminado;
4- Na sequência faça login com sua conta gov.br. Pessoas físicas precisam ter nível prata ou ouro para acessar o sistema;
5- Acesse “Meus Valores a Receber”;
6- Leia e aceite o “Termo de Ciência”;
7- Se o sistema indicar a opção “Solicitar por aqui”, será preciso selecionar uma de suas chaves Pix e informar os dados pessoais (guarde o número do protocolo);
8- Caso o sistema ofereça a opção “Solicitar por aqui”, mas não apresente a possibilidade de informar a chave Pix, entre em contato com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado para combinar a forma de devolução.
Qual o prazo para pagamento dos valores a receber?
Conforme o Banco Central, o prazo para pagamento são 12 dias úteis a contar da data da solicitação, isso se você solicitou o seu valor pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), clicando em “Solicitar por aqui” e indicou uma chave PIX. Em casos diretamente combinados com a instituição financeira correspondente, não há prazo definido.
Anúncio