É bem provável que você já tenha recebido uma cobrança indevida, não? Mas o que fazer nesses casos? Leia esse artigo e saiba como agir quando isso acontecer.
Como resolver um caso de cobrança indevida?
O que é cobrança indevida?
Para melhor entender o que é cobrança indevida vamos usar um exemplo. Vamos supor que você tinha um plano de TV paga juntamente com internet.
Depois de um ano utilizando o serviço, percebeu que quase nunca assistia à TV.
Então, não valia a pena pagar o plano completo. Por isso, você entrou em contato com a operadora e pediu para cancelar a assinatura de televisão e resolveu ficar apenas com a internet.
Porém, na fatura seguinte houve a cobrança do plano completo, o que caracteriza a cobrança indevida. Com isso, você decidiu não pagar a fatura, porque já havia cancelado o plano completo.
Mas, ao tentar entrar em contato com a operadora, aparecia apenas uma gravação e você não conseguia resolver o problema para emitir a fatura com o valor correto.
Infelizmente, essa é uma situação bem comum.
Como não conseguiu resolver o problema, você decidiu não apenas deixar de pagar a fatura, mas também cancelar com a operadora e contratar outra.
Três meses depois você já havia até se esquecido da fatura antiga, quando recebeu uma notificação por e-mail de que seu nome seria negativado por causa dessa dívida.
Com isso, você percebeu que teria que resolver a pendência antes que o nome entrasse nos órgãos de proteção ao crédito, mesmo sendo um caso de cobrança indevida.
Para não ter problemas, você resolve pagar o valor total da fatura, ainda que não tenha utilizado o serviço de TV. Esse é um exemplo clássico de cobrança indevida.
Nesse caso, saiba que a empresa que fez a cobrança de forma indevida precisa restituir o valor que você pagou. E, se o seu nome for negativado indevidamente, você pode inclusive buscar indenização.
Continue a ler o artigo e entenda melhor.
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Quais são os principais casos de cobrança indevida?
Os casos de cobranças indevidas são bastante frequentes, sendo os mais comuns:
Cobrar uma dívida que já foi paga
Débito automático sem o seu consentimento
Golpes nos quais alguém utiliza seus dados e faz uma dívida em seu nome
Casos em que o plano de saúde nega atender situações de urgência
Cobrar faturas de serviços não solicitados
Tarifas bancárias imprevistas
Outros.
É claro que ninguém gosta de ter que passar por isso. Muitas vezes vemos em noticiários situações de pessoas que agem de má fé ao roubar dados pessoais e fazer compras com o cartão de crédito das vítimas.
Portanto, se algum desses casos mencionados acima já aconteceu com você, existe solução.
O que fazer quando ocorrer cobrança indevida?
Muitas pessoas conhecem quais são os seus direitos, mas, grande parte da população não sabe como proceder nesses casos e acaba ficando no prejuízo, pagando valores que não devem, apenas para não terem o nome negativado.
Saiba também que você pode recorrer a um processo judicial para ser indenizado pelo erro.
Se você recebeu uma cobrança indevida, não deixe isso passar em branco. Siga os próximos passos para ir atrás dos seus direitos.
Guarde os comprovantes
Às vezes acreditamos que os comprovantes de contas que pagamos não têm nenhuma importância. E, por isso, não os guardamos, pois ninguém gosta de acumular papel ou mesmo documentos virtuais desnecessariamente.
No entanto, se você sofreu cobrança indevida, não cometa esse erro. Você precisa guardar o comprovante de pagamento, pois ele é uma prova importante para que você seja ressarcido.
Entre em contato com a empresa
Pela lógica, achamos que a empresa deveria descobrir o erro, reconhecê-lo e entrar em contato conosco. Contudo, não é bem assim que acontece e você provavelmente já sabe disso.
Logo, o ideal é entrar em contato com a empresa para tentar solucionar o problema, principalmente se o seu nome já estiver negativado, para que ela possa retirá-lo do Serasa por exemplo.
Tome nota do dia e do horário em que entrou em contato e guarde o número do protocolo.
Procure os Órgãos de Defesa do Consumidor
Se você teve seus direitos violados e, se após o contato com a empresa, o problema não foi resolvido, procure o Procon em sua cidade.
Lembre-se de que em nenhuma situação é permitido que a empresa o exponha ao ridículo nem cause constrangimentos com cobranças, ainda menos com cobranças indevidas.
O artigo 42 do CDC - Código de Defesa do Consumidor, diz o seguinte:
“O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.
No entanto, caso seu nome esteja sujo, não hesite em procurar soluções judiciais, pelos danos morais e materiais. Isso está previsto nos artigos 186 e 927 do Código Civil.
Por isso, guardar os comprovantes de pagamento e o número de protocolo de atendimento na empresa é muito importante. O PROCON perguntará se você tentou entrar em contato com a empresa e pedirá os comprovantes e o número do protocolo.
Todos sabem que abrir um processo na Justiça é uma verdadeira dor de cabeça. Quem é que gosta de ter que lidar com a burocracia e a morosidade judicial no país?
Por outro lado, há casos em que isso se torna necessário. Principalmente quando não é possível resolver o problema de forma amigável e você, sendo consumidor, é a parte mais vulnerável da relação.
Mas lembre sempre em primeiro, de procurar a empresa que cometeu a cobrança indevida, pois erros acontecem. A empresa sendo idônea, irá com certeza resolver tudo rapidamente, corrigindo o erro. O que é muito melhor para o consumidor ao invés de perder tempo com um processo não?
Agora você já sabe o que fazer em caso de cobrança indevida. Pode parecer complicado resolver o problema, mas infelizmente são etapas necessárias para que você regularize sua situação de modo que evite ficar negativado nos órgãos de proteção ao crédito.
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