A atualização dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil.
Atualização do Cadastro Único: prazo prorrogado até 14 de novembro
Ministério da Cidadania anunciou a prorrogação por mais 30 dias do prazo para atualização das informações do CadÚnico. A data limite para atualização era até 14⁄10, no entanto devido as filas que se formaram na semana passada por todo o país, o governo resolveu prorrogar o prazo em mais 30 dias, com isso a data limite para atualização das informações passou a ser até o dia 14 de novembro.
Os inscritos no CadÚnico que estão com status em “Revisão Cadastral”, devem se atentar ao novo prazo.
Como saber se preciso atualizar meus dados?
Basicamente a orientação do governo é que as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração.
Uma mensagem está sendo enviada através de SMS e do extrato bancário dos beneficiários. Além disso, pelo Caixa Tem também é possível visualizar a mensagem de atualização exigida para manter o recebimento dos benefícios.
Quem for convocado para revisão cadastral deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município para realizar a atualização dos dados.
Para saber se está com os dados desatualizados o cidadão pode fazer a consulta online:
Acesse o site ou App Meu CadÚnico;
Selecione “Consulta simples” e preencha a ficha com os dados pessoais do titular do benefício;
O sistema vai informar se há necessidade de atualização ou se os dados estão em dia.
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Quem precisa ir até o CRAS para atualizar o Cadastro Único?
Só precisam ir até o CRAS as famílias que estão com os dados do Cadastro Único desatualizado há pelo menos dois anos. Porém, se nada mudou, será possível fazer a atualização em casa através do aplicativo CadÚnico, ou seja, caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista há mais de dois anos, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados atuais pelo aplicativo do Cadastro Único.
Se a família for convocada para revisão de dados, será necessário que o Responsável Familiar (RF), que é o titular do benefício, compareça a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.
Como atualizar o Cadastro Único?
Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista há mais de dois anos, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo do CadÚnico.
O aplicativo permite que o cidadão confirme os dados já cadastrados. Caso ocorra alguma alteração, um dos postos físicos de atendimento deve ser buscado para a regularização
Confira abaixo a documentação necessária:
Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor. Somente as famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento.
Para as demais pessoas da família: o RF deve apresentar pelo menos um dos documentos abaixo para cada componente familiar:
- CPF, de preferência; ou
- Certidão de Nascimento; ou
- Certidão de Casamento; ou
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
- Carteira de Identidade - Registro Geral de Identificação (RG);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
- Título de Eleitor.
Os beneficiários devem ficar atentos aos prazos, pois o CadÚnico (Cadastro Único) é o principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais do governo federal, estadual e municipal. Sendo utilizado como base para a concessão e manutenção de benefícios em mais de 25 programas federais, pois a maioria atualmente são liberados por intermédio da base de dados do Cadastro Único, por isso a importância de manter os dados atualizados.
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