Cada um de nós têm um perfil financeiro específico. Conhecer o seu perfil é importante para que você planeje seus investimentos e alcance os seus objetivos....
Perfil financeiro. Afinal, qual é o seu?
“Cada um de nós têm um forma diferente de lidar com o dinheiro. Isto é, todos temos um perfil financeiro específico”
Assim, conhecer o seu perfil é super importante para que você planeje seus investimentos e alcance os seus objetivos. Além disso, planejamento ajuda a evitar maus hábitos de uso do dinheiro e incentiva um comportamento mais disciplinado. Então, vamos descobrir com qual perfil financeiro você mais se identifica?
O gastador
Como você deve ter imaginado, as pessoas do perfil gastador são as que geralmente sofrem com impulsos consumistas. Elas gostam de viver o momento e afogar as mágoas em compras sem pensar em como isso vai pesar no bolso.
Se você tem esse perfil, procure identificar o que desperta seus desejos de consumo desenfreado e tente evitá-los a todo custo. Desse modo, você se livra de estourar o orçamento e escapa daquele famoso arrependimento pós-compra.
O poupador
O hábito de poupar dinheiro é uma atitude saudável e super válida. Mas não deixe isso impedir você de viver uma vida plena. Lembre-se de que o dinheiro serve para investir no futuro tanto quanto nas coisas que te fazem bem.
Quem tem esse perfil financeiro é capaz de agregar recursos para alcançar suas metas e é aqui que está o segredo: tenha metas. Guardar dinheiro por guardar, geralmente, não traz tantos benefícios no longo prazo, pois o não há um incentivo real para manter essa atitude.
O planejador
Geralmente, as pessoas que fazem parte do perfil planejador já têm um bom conhecimento financeiro. São capazes de criar planos estáveis a fim de alcançar seus objetivos, mesmo quando contratam um empréstimo.
Antes de tomar qualquer decisão importante, o planejador estuda o cenário e cria formas de tirar vantagem. Assim, ele é capaz de aproveitar as melhores oportunidades sem correr tantos riscos, usando sua experiência financeira para investir no futuro.
O endividado
Aqueles com os piores hábitos monetários estão enquadrados no perfil financeiro “endividado”. Eles gastam dinheiro de maneira irresponsável, geralmente por motivos emocionais e não têm nenhum controle de sua economia doméstica.
Se você faz parte desse perfil, tente melhorar seus modos de lidar com o dinheiro, evite o exagero ao usar cartões de crédito, priorize pagamentos à vista e lembre-se de criar uma reserva monetária para os contratempos financeiros.
O investidor
Esse perfil financeiro tem similaridades com o perfil planejador, pois ambos têm um rígido controle de suas finanças pessoais. Dessa forma, o investidor é capaz de criar planos para multiplicar sua renda de maneira segura, calculando aplicações e juros.
Aqueles que desejam chegar nesse estágio de conhecimento monetário precisam criar hábitos financeiros saudáveis, evitando riscos desnecessários. Assim, suas decisões serão guiadas de maneira mais racional.
Por fim, vale lembrar um detalhe: mais importante do que conhecer seu perfil financeiro é ter a habilidade de reconhecer seus pontos fracos e melhorá-los. Ao conhecer intimamente seu modo de usar seu dinheiro, você poderá investir com mais confiança nos seus sonhos!
Anúncio