Para desviar dinheiro, golpistas aplicam fraudes — confira a quais sinais você deve prestar atenção para evitar os golpes on-line.
Aprenda a identificar fraudes para não cair em golpes on-line ao negociar dívidas
As fraudes cibernéticas não são uma novidade. Pelo contrário, crimes virtuais existem desde o surgimento da internet. Mas o número de golpes on-line tem crescido de forma expressiva ao passar dos anos, acompanhando a parcela de pessoas presentes na web.
Sabemos que as vantagens de um mundo cada vez mais digital também são acompanhadas por algumas desvantagens, como os casos de fraudes online. Infelizmente, algumas pessoas mal-intencionadas utilizam o nome de empresas sérias para enganar e aplicar golpes.
Em 2015, a QueroQuitar nasceu com o propósito de devolver liberdade financeira às pessoas para que pudessem viver com mais tranquilidade. Afinal, nossa saúde emocional e física estão diretamente relacionadas. Problemas financeiros podem nos deixar emocionalmente abalados e nossos corpos tendem a expressar problemas emocionais por meio de sintomas físicos - as chamadas doenças psicossomáticas. É isso que pretendemos ajudar a curar.
Apoiar você é a nossa missão. E estamos muito felizes por ter conquistado a confiança de milhões de brasileiros que quitaram as dívidas, positivaram o nome e retomaram o controle sobre a própria vida conosco. Mas também sabemos que com o nosso crescimento, houve um efeito colateral: o número de pessoas mal-intencionadas que tentam usar o nome QueroQuitar para cometer golpes online aumentou. Recebemos relatos de clientes que condenam as tentativas de fraudes usando nossa marca.
Por isso, tomamos a decisão de escrever este artigo para te mostrar como identificar esses golpes e não ser vítima deles.
Abaixo, veja em detalhes:
- Alguns dos golpes on-line comuns relacionados a negociação de dívidas
- O que a gente não faz de jeito nenhum
- Quais são os canais oficiais de comunicação da QueroQuitar
É golpe! — 3 principais fraudes na internet na hora de negociar dívidas
Cobranças pelo WhatsApp e mensagens duvidosas
Empresas sérias tem um método de pagamento bem estruturado e seguro. Isso significa que a maioria delas não entra em contato direto com detalhes da cobrança sem que o usuário solicite expressamente. Essa regra vale, principalmente, para o aplicativo de mensagens, o WhatsApp. Se isso acontecer, fique alerta.
Atente-se para abordagens suspeitas e busque pelo site da empresa, sempre. Em todo canal oficial, existe uma equipe de atendimento preparada para te auxiliar da melhor forma possível e sanar suas dúvidas.
Site e redes sociais falsas
É comum que os golpistas criem sites e perfis falsos nas redes sociais. Assim, é possível enganar os usuários, que pagam pelo serviço, não tem a dívida quitada e acabam prejudicados.
Portanto, preste atenção se o site possui Certificado SSL, geralmente encontrado sob a forma de um selo no rodapé da página. O objetivo do Certificado SSL é proteger dados pessoais que circulam na web, por criptografia. Dessa maneira, todas as informações se mantêm seguras e em sigilo. Todo site oficial deve possuir o certificado.
Abordagens em redes sociais
Quando o assunto é negociação, abordagens realizadas pelas redes sociais são incomuns. Geralmente, as trocas de mensagens nos perfis oficiais da marca servem apenas como mais uma forma de relacionamento com o usuário. Consultas, negociações e pagamentos devem ser feitos através do site oficial da empresa.
Anúncio
Siga essas dicas e não caia em golpes com o nome da QueroQuitar
Não solicitamos depósitos ou transferências
Nós não solicitamos e não recebemos pagamentos via depósito ou transferência bancária. Todo pagamento é realizado em nosso site para manter a transparência, segurança e autonomia nas transações. Após fechar o acordo, o pagamento é efetuado via boleto diretamente para a empresa credora.
Jamais deposite ou transfira qualquer valor solicitado de outra forma, principalmente para contas em nome de pessoas físicas. Recebeu uma comunicação e ficou na dúvida? Pode entrar em contato com a gente para checar se ele é verdadeiro antes de sair pagando.
Não enviamos boletos via WhatsApp
Aqui na QueroQuitar, entramos em contato através de SMS, e-mail e ligações telefônicas de nossos agentes virtuais. Nosso WhatsApp serve apenas como apoio ao atendimento e respondemos somente sob o número (11) 97670-0558.
Os boletos de cobrança são emitidos automaticamente pela nossa plataforma, após negociação e fechamento do acordo. Nós não enviamos boletos via WhatsApp, apenas sob solicitação expressa. Recomendamos que você sempre confira se os dados do boleto de cobrança (nome e CNPJ) são mesmo do credor.
Fique de olho nos nossos canais de comunicação
Suspeite de mensagens enviadas por canais não-oficiais QueroQuitar e de e-mails pedindo qualquer dado pessoal. Caso receba qualquer comunicação duvidosa desse tipo, reporte e entre em contato com a gente por aqui.
A QueroQuitar não faz abordagens em redes sociais. Somente respondemos aos chamados de usuários que usam nossos perfis oficiais voltados para relacionamento, como Facebook, Instagram e Twitter.
Nosso time trabalha prontamente para localizar e retirar do ar todas as páginas que se passam por nós – mas a gente acha importante também expor os métodos delas aqui para que mais pessoas fiquem atentas e não caiam em golpes usando o nome da QueroQuitar.
“Caso você seja vítima de uma fraude, é muito importante que reúna o máximo de informações possível e faça uma denúncia logo em seguida.”
Restou alguma dúvida ou percebeu algo suspeito? Sempre entre em contato com a gente.
Leia também:
Este conteúdo faz parte da nossa missão de devolver às pessoas a tranquilidade e o controle sobre a própria vida. Ainda não conhece a QueroQuitar? Saiba mais sobre nossos serviços de negociação e crédito e nossa história.
Anúncio