Evitar inadimplência é uma necessidade de muitas empresas no Brasil, visto que suas consequências podem ser catastróficas para o negócio. Saiba mais...
Aprenda a evitar inadimplência em seu negócio
“Evitar inadimplência é uma necessidade de muitas empresas no Brasil, visto que suas consequências podem ser catastróficas para o negócio”
Fatores como falta de capital de giro, atrasos com fornecedores e dificuldades em realizar investimentos, entre outros, podem levar à falência. Por isso, veja este post e aprenda a deixar esse problema o mais longe possível do seu negócio.
Consulte a situação do cliente
O SPC e a Serasa são cadastros de pessoas inadimplentes que servem para que as empresas possam saber se o cliente, que deseja comprar a prazo por exemplo, tem alguma dívida que não foi paga.
Se está em uma dessas listas, a pessoa tem pendências com uma ou mais empresas. E se está nessa situação, as chances de que seu negócio também não receba são maiores. Por isso é muito importante consultar o CPF do cliente e evitar dar crédito a quem possui outras contas em atraso.
Tenha um processo de cobrança
Ter um processo de cobrança bem definido ajuda a evitar a inadimplência em seu negócio, fazendo com que as dívidas não se alonguem de maneira indefinida. É importante estabelecer, por exemplo, como e em quanto tempo após o atraso inicial será feito o contato com o cliente. Outro ponto pode ser se será ou não oferecido um desconto para pagamento imediato da dívida.
Armazene todas as informações dos clientes
Ter um sistema que guarde todas as informações relevantes dos clientes é importante não apenas para melhorar seu atendimento, mas também para garantir uma análise completa do comportamento deles.
Por exemplo, imagine um cliente que costuma atrasar prestações quando o valor da compra é alto. Você pode oferecer um parcelamento mais longo, com parcelas menores ou solicitar um valor maior de entrada.
Esse tipo de decisão só é possível se você souber como o cliente se comporta. Por isso é indispensável ter um sistema atualizado e investir em tecnologia orientada a negócios e relacionamento.
“Pensar fora da caixa, mas com a devida segurança, pode ajudar a desenvolver abordagens de cobrança mais modernas, amigáveis e eficientes, diminuindo as chances das contas acabarem em atraso”
Comporte-se de forma humana
Tratar o seu cliente com empatia é essencial para construir e manter um bom relacionamento entre a empresa e seus consumidores. Imagine como você se sentiria ao receber compreensão e ajuda em um momento em que você precisa.
Um erro comum é não levar em consideração o histórico de consumo e relacionamento de um cliente. Isso gera uma frustração imediata da pessoa, que pode ter ficado inadimplente por uma situação passageira e imprevisível. Se você não tratar esse cliente de uma maneira mais próxima, pode ter certeza de que vai perdê-lo para a concorrência.
Manter uma boa relação com o cliente, mesmo em momentos difíceis, pode ser a chave para manter sua empresa saudável, com crescimento sustentável e um excelente diferencial competitivo.
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