Tem dívida com bancos? Não se desespere. Leia o artigo, aprenda como negociar em apenas 8 passos e sair do aperto! Confira!
Saiba como negociar dívida com bancos
Ninguém gosta de dever. Isso tira o sono de qualquer um. Além disso, se endividar atrasa não só os sonhos, como os planos que você fez.
Tendo dívida com bancos, é bem mais difícil conseguir crédito para compras e financiamentos. Seja de uma máquina de lavar, material de construção ou até de um curso para investir na sua carreira.
Quanto antes resolver a questão, menor será o estrago. Não deixe que as dívidas virem uma enorme bola de neve. Depois que isso acontecer, será muito mais complicado resolver o problema.
Vale a pena seguir algumas etapas para não perder o controle. Veja algumas dicas para te ajudar a negociar dívidas com bancos:
- Faça um planejamento financeiro
- Converse com seu gerente
- Pesquise outras opções de crédito
- Deixe a vergonha de lado
- Faça sua proposta
- Participe de feiras de negociação
- Confirme se a proposta encaixa no seu orçamento
- Evite se endividar de novo
8 passos para negociar dívida com bancos
Faça um planejamento financeiro
O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro. Isso é necessário para entender o quanto você pode reservar do seu orçamento, para o pagamento de dívidas com bancos.
O ideal é que você não utilize mais do que 30% do que ganha para o pagamento de dívidas.
Leia o artigo “Finanças pessoais: 5 dicas para ajudar no orçamento familiar”. Isso vai ajudar a controlar melhor os seus gastos. Uma dica é fazer uma planilha. Com certeza é um ótimo educador financeiro.
Converse com seu gerente
Os bancos costumam facilitar a negociação de dívidas, já que eles têm todo o interesse que você pague. O legal é entender o valor da dívida, as opções de pagamento, juros e taxas embutidas. Isso também vale para a renegociação de dívida.
Pesquise outras opções de crédito
Faça simulações de crédito em diferentes bancos e instituições financeiras. Assim você pode encontrar opções melhores do que as oferecidas pelo gerente do banco. É possível que você tenha acesso a juros menores, além de melhores condições de pagamento para quitar todas as dívidas.
Com essas informações, fica muito mais fácil negociar e fazer uma contraproposta.
Deixe a vergonha de lado
Não se sinta envergonhado. Dever, deixa a gente sem jeito. Assim como você, existem milhões de brasileiros na mesma situação. Então levanta a cabeça e negocie com o credor de igual para igual.
Faça sua proposta
Essa é a hora de fazer uma proposta de negociação para se livrar das dívidas com bancos. Você já tem o valor atualizado dos débitos e as propostas que pesquisou em outras instituições.
As cartas estão nas suas mãos para fazer a oferta. Não esqueça de falar sobre as opções de pagamento, número de parcelas, juros e taxas. Mostre que sabe o quanto deve e que precisa de boas condições para a quitação.
É comum que o banco reduza os juros para não perder o cliente.
Participe de feiras de negociação
Diversos órgãos de proteção ao crédito e instituições financeiras fazem feirões de negociação. Essas feiras oferecem ótimas condições para quitar dívidas com banco.
Um exemplo é a FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos, que tem parceria com o Procon Brasil. Em conjunto, as duas instituições fazem mutirões de crédito para a negociação de dívidas. São desde débitos de conta-corrente até cartão de crédito. Vale conferir.
Confirme se a proposta cabe no seu orçamento
Antes de fechar a negociação, confira se a oferta cabe no seu bolso. Se não conseguir pagar, isso só irá piorar sua situação com o banco.
Evite se endividar de novo
Depois de feito o acordo, fique ligado para não fazer novas dívidas. Se não controlar, você vai se endividar novamente.
Anúncio
Uma nova maneira de negociar dívida com bancos
A maneira mais rápida, fácil e segura de resolver a situação é usar a plataforma para quitação de dívidas da QueroQuitar.
No site, você encontra várias empresas que oferecem as melhores ofertas para o pagamento de débitos. Inclusive para a quitação de dívidas com banco. Tudo feito online, sem ligações e cobranças insistentes.
Veja como é fácil localizar uma dívida na QueroQuitar. Preencha um rápido cadastro e acesse a plataforma. Lá você vai encontrar suas dívidas junto a diversas empresas.
Depois, confira a oferta, veja a melhor forma de pagamento e faça o acordo em poucos cliques. E o melhor: a consulta é gratuita. Veja aqui.
Para saber mais sobre como pagar dívidas, leia o artigo “Quero quitar as dívidas - o guia completo”.
E se quiser falar comigo ou tiver dúvidas, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br.
Um abraço e até semana que vem.
Euquito.
Anúncio