Está com o nome sujo e não sabe o que fazer? Que tal saber como tirar o nome Serasa e ficar sem restrições? Leia o artigo no QueroRenda para saber como.
Como tirar o nome do Serasa
Não ter crédito no mercado para fazer uma compra a prazo, um empréstimo, um cartão de crédito ou um financiamento já é uma realidade para muitos brasileiros. Com mais 65 milhões negativados, o Brasil nunca teve tantas pessoas com o nome sujo como agora.
Fato devido a uma série de acontecimentos como alta do juros, inflação, situação pós-pandemia e ainda com um índice gigantesco de desempregados. Fora aqueles que desistiram de um trabalho com carteira assinada e hoje trabalham na informalidade.
E o pior é que muitos têm se endividado para comprar itens básicos de sobrevivência, como alimentação.
Diante disso tudo, como fazer para tirar o nome do Serasa e poder voltar a ter crédito e uma vida normal? Continue lendo o artigo e veja algumas dicas para limpar o nome.
O que é Serasa?
Antes de entrarmos na questão de como tirar o nome do Serasa, é importante entender o que o órgão.
Serasa é um birô de crédito que reúne dados enviados por lojas, bancos e financeiras para dar apoio aos negócios e comércio que têm dificuldade em receber dos consumidores.
Munido de toda essa informação, a Serasa criou um banco de dados com apontamentos sobre dívidas vencidas e não pagas, cheques sem fundos, protestos de títulos e outros registros públicos e oficiais. E mais que isso. A empresa é um órgão negativador.
Ou seja, se você não pagou uma dívida e seu nome foi para a Serasa, isso quer dizer que você está com o nome negativado e não terá como conseguir crédito no mercado.
Anúncio
Como o nome é negativado?
Até chegar à inadimplência, são basicamente quatro etapas.
- O atraso de contas;
- Cobrança do débito pelo credor (empresa onde o consumidor fez a compra).
- O prazo e aviso da negativação;
- E por fim a negativação do nome.
Não é um processo rápido, pois existe um tempo entre o atraso da dívida e inclusão do nome do devedor nos birôs de crédito, como a Serasa, por exemplo. Mesmo assim é preciso estar atento, pois muitos acabam com o CPF negativado e nem sabem disso.
As empresas têm a obrigação de informar o consumidor sobre a entrada de seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, mas muitas vezes isso não acontece. Isso devido a um endereço errado ou cadastro desatualizado do cliente.
Passo a passo para tirar o nome do Serasa
Consulte seu CPF
A primeira coisa a fazer é consultar seu CPF para verificar se consta alguma dívida negativada em seu nome. Fazer isso é bem simples. Uma forma é fazer uma consulta gratuita no site da QueroQuitar. E agora estamos com o Feirão online QueroQuitar, acesse e aproveite as ofertas.
Se houver alguma dívida junto a nossos parceiros, pela plataforma você não só consegue ver qual o valor original da dívida, como também o valor para pagamento com desconto.
Analise as dívidas
Uma vez que localizou a dívida, analise e veja quanto deve. Veja as condições para pagamento , o desconto e simule para ver o que cabe de pagamento no seu orçamento mensal.
Faça o pagamento
Feito a análise, pelo próprio site da QueroQuitar, você pode escolher a melhor oferta e condições de pagamento. Em poucos cliques é possível negociar suas dívidas. Basta você fecha o acordo, baixa o boleto e é só efetuar o pagamento.
Retirada do nome da Serasa
Em seguida basta aguardar que seu nome saia do Serasa e de outros órgãos de proteção ao crédito. A retirada pode ocorrer em até 5 dias úteis após o pagamento.
E vale lembrar que mesmo que tenha feito um acordo parcelado, após o pagamento da primeira parcela, por lei em até os 5 dias úteis seu nome deve ser retirado dos birôs de negativação.
Mantenha o nome limpo
O último passo é um aviso. Depois de ficar sem crédito, tente não fazer novas dívidas que não possa pagar. Para isso faça um planejamento financeiro, organize-se. Se precisar de uma ajuda, o QueroRenda tem diversas ferramentas de apoio que podem te ajudar nessa empreitada.
Além disso, se não tiver para comprar algo que não seja uma necessidade básica. Ainda vale mais esperar e juntar dinheiro, do que parcelar a compra, pois é bem provável que tenha juros no parcelamento.
Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!
Um abraço e até semana que vem.
Euquito.
Anúncio