O Natal é aquele época onde por menos que se queira, acabamos gastando com presentes e lembranças. Para não se endividar nessa hora, leia esse artigo.
Saiba como fazer compras de Natal sem se endividar
É comum as pessoas empolgarem-se nas compras de Natal. Presentear familiares e amigos deixa as pessoas muito felizes. E você, também gosta de agradar os outros, mas tem receio de já começar o ano com muitas contas para pagar?
A dica nesse momento é fazer pesquisas e evitar gastos por impulso para conseguir boas ofertas para as compras de Natal! Não se preocupe porque vamos te auxiliar a ter um excelente final de ano com muita alegria e poucos gastos.
Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas para você planejar o orçamento e ainda conseguir presentear muitas pessoas no final do ano.
A turbulência das festas de fim de ano
Sabemos que são muitos os compromissos no final de ano. Amigo secreto do trabalho, festas de família, presentes de Natal, roupas para o ano novo, além das comidas, são apenas alguns dos gastos comuns dessa época do ano.
Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 23% dos brasileiros usam o 13º salário para comprar presentes.
Se você já está planejando o que comprar com o seu 13º, tome cuidado. Antes de sair comprando tudo, é importante fazer um planejamento para não começar o ano endividado. Reunimos aqui algumas dicas para você economizar nas compras de Natal e evitar aquele susto na próxima fatura do cartão de crédito.
Anúncio
Sugestões para as compras de Natal sem se endividar
Analise o seu orçamento
Antes de tudo, verifique quais contas você já tem para pagar no cartão de crédito e quais despesas costumam aparecer no início do ano. Quem tem filhos precisa comprar material escolar nos primeiros meses, fora as despesas como IPVA do veículo, seguro do carro, IPTU do imóvel e outros impostos.
É muito importante conhecer as suas finanças pessoais antes de realizar qualquer compra para não se enrolar. Ao analisar todos esses fatores, você terá uma noção melhor de quanto poderá gastar com as compras de Natal para não ficar endividado.
Defina quanto vai gastar nas compras de Natal
Com o orçamento disponível é possível decidir quanto poderá investir na compra de presentes. Uma forma de definir isso é avaliar qual é a sua renda mensal, observar os gastos do início do ano e estipular um percentual de quanto pode investir.
Algumas pessoas estipulam 30% da renda, o que já é um valor considerável. Nesse caso, quem recebe R\(1.000,00 já vai disponibilizar R\)300,00 para as compras de Natal, por exemplo.
Atenção: não pense em usar todo o seu 13º salário para presentes. Afinal, você tem outras despesas ao longo do ano e esse dinheiro poderá ser útil lá na frente. Então, separe uma parte para fazer a sua reserva de emergência ou investimento para o futuro.
Faça uma lista
Identifique quais são as pessoas que você deseja presentear. É comum termos o desejo de agradar todo mundo, mas nem sempre isso é possível. Portanto, tenha os pés no chão na hora de planejar suas compras de Natal.
Faça uma lista com os nomes, enumere-os por prioridade e depois divida o total de dinheiro disponível para a compra dos presentes pelo número de pessoas.
Dessa forma você terá uma ideia clara de quanto poderá gastar em cada item. Caso o valor fique muito alto, é hora de cortar alguns nomes ou entender que não poderá dar presentes do mesmo valor para todo mundo.
Não deixe para comprar tudo na última hora
A última semana que antecede o Natal costuma ser muito corrida para todo mundo, o que pode se transformar em uma verdadeira cilada para quem deseja economizar.
Por isso, faça as compras com antecedência e de forma organizada. Isso vai possibilitar melhores escolhas em suas compras de Natal, com calma durante a análise das opções e mais facilidade de negociação com o vendedor.
Evite prestações
Procure fazer as suas compras de Natal com pagamento à vista e, se possível, no dinheiro. Isso vai ajudá-lo a evitar parcelas no cartão de crédito já no início do ano e também pode ser uma excelente opção para negociar preços mais atrativos.
Lembre-se de que já existe uma lei que autoriza a diferenciação de preços no cartão e no dinheiro. Então, aproveite essa brecha para fazer boas compras neste Natal. Assim, você também terá limite disponível no cartão caso surja alguma emergência durante o ano.
Outras dicas para as compras de Natal
- Peça descontos
- Faça você mesmo os presentes caso tenha alguma habilidade para trabalhos manuais
- Troque presentes por passeios em parques, praias, restaurantes, etc…
- Aproveite promoções
- Adquira o hábito de comprar aos poucos durante o ano e guardar para o Natal. Muitas vezes ao longo do ano deparamos com boas promoções de algo que alguém estava querendo ganhar, ou que você queria dar. É uma boa oportunidade, pois dessa forma quando chegar o final do ano alguns presentes já estarão comprados.
- Por fim, pesquise muito antes de comprar.
Boas compras e Feliz Natal!
Anúncio