Estar endividado é uma situação desagradável e que pode trazer muitas consequências para nossa vida. Não apenas aquelas mais óbvias, como a dificuldade de conseguir crédito, mas também psicologicamente sentimos o peso das dívidas....
Saiba como começar a deixar as dívidas para trás
Estar endividado é uma situação desagradável e que pode trazer muitas consequências para nossa vida. Não apenas aquelas mais óbvias, como a dificuldade de conseguir crédito, mas também psicologicamente sentimos o peso das dívidas. A vontade de deixar as dívidas para trás é muito forte, mas existem detalhes que fazem toda a diferença nesse momento.
O endividamento pode acontecer por inúmeros motivos como, por exemplo, um imprevisto, a perda de um emprego ou uma emergência de saúde. Mas, ocorre também pela nossa própria irresponsabilidade de comprar coisas que sabíamos que não poderíamos pagar.
Pensando nisso, escrevemos esse artigo com algumas instruções simples, mas que podem lhe ajudar a encarar esse problema e deixar as dívidas para trás. Então, se não sabe por onde começar para resolver suas pendências financeiras, que tal começar lendo esse post?
Para enfrentar esse inconveniente, é muito importante que sua vida financeira esteja organizada. Assim, você poderá visualizar de maneira clara quais atitudes pode tomar para contornar essa situação. Aqui na QueroRenda você encontra vários artigos que podem lhe ajudar a organizar suas finanças pessoais, como por exemplo este post sobre orçamento familiar básico.
“Deixar as dívidas para trás não é uma tarefa simples, mas é muito compensadora.”
Primeiros passos
Se você está endividado, a primeira coisa a ser feita é descobrir o que causou o seu endividamento e fazer de tudo para não deixar isso acontecer novamente. É claro que existem situações que fogem do nosso controle, mas elas não podem acontecer com frequência. Temos que ter um mínimo de controle sobre os acontecimentos da nossa vida.
A segunda coisa é saber quanto está devendo e para quem. Fique atendo, pois é muito comum as dívidas serem compradas por outras instituições. Saber o valor da pendência e a quem você está devendo lhe ajuda no momento de fazer a renegociação da sua dívida, pois demonstra que você foi atrás e está interessado em resolver esse assunto.
O terceiro ponto é saber se é possível renegociar essa dívida. Com um bom desconto você pode pagá-la a vista. Ou se preferir, parcelar em pequenos valores que não vão interferir drasticamente no seu orçamento mensal. Saiba o quanto da sua renda poderá ser destinada à quitar essa pendência. Na QueroQuitar você encontra ofertas dinâmicas e condições exclusivas para renegociar a dívida.
Se a sua pendência é um financiamento imobiliário e você está com dificuldades, temos um post com várias dicas específicas para você e sua situação.
Crie novos hábitos
Caso você escolha fazer o pagamento da dívida em parcelas, encare-as como se fosse uma despesa mensal, igual ao aluguel ou a conta de luz. Dessa forma é mais fácil enxergá-la como uma conta essencial e que não pode deixar de pagar.
Outra coisa que pode ajudar, é programar os pagamentos com antecedência ou para que eles sejam feitos de maneira automática, se possível. Assim, você não perderá nenhuma parcela e seu acordo será preservado.
Também é muito importante que toda a família esteja ciente da situação financeira, pois todos devem colaborar e enfrentar essa fase juntos. A mudança de hábito deve ser coletiva, todos precisam se empenhar para enxugar os gastos e reduzir os custos, seja economizando água ou ajudando nas despesas.
Deixar as dívidas para trás não é uma tarefa simples. É preciso ter foco e organização para manter as parcelas em dia. A gente acredita que todos merecem uma vida tranquila e sem preocupações e por isso estamos aqui para ajudar você a enfrentar esses desafios. Continue nos acompanhando e aprenda mais sobre organização financeira.
Anúncio