Nós preparamos um passo a passo do que deve ser feito para regularizar as pendências e limpar seu nome no Serasa ou no SPC, caso isso aconteça com você....
Como resolver cheque sem fundo e nome sujo?
Os cheques podem facilitar sua vida na hora do pagamento, mas um cheque sem fundos pode sujar seu nome e criar uma grande dor de cabeça. Isso pode acontecer com todo mundo, seja por um imprevisto ou um descuido no dia em que o cheque deveria ser compensado.
Nós preparamos um passo a passo de como resolver cheque sem fundo. Aqui você vê o que deve ser feito para regularizar as pendências e limpar seu nome no Serasa ou no SPC, caso isso aconteça com você.
Localizando o cheque sem fundo
Quando um cheque é devolvido duas vezes pelo banco, o CPF do titular da conta emitente do cheque irá para o CCF — cadastro de emitentes de cheques sem fundo — e para o Serasa ou SPC. Se a conta for conjunta, os CPFs de todos os titulares serão negativados.
A primeira coisa a fazer para resolver cheque sem fundo é entrar em contato com seu banco e perguntar de qual cheque se trata. Eles informarão o número da folha, a data e o valor. Dessa forma, você poderá verificar no seu canhoto para quem entregou esse cheque.
DICA: Para saber se o seu nome está incluído no CCF, você pode ir em um dos endereços do Banco Central ou perguntar ao seu banco. Essa informação é obrigatoriamente gratuita.
Quitando os débitos e reavendo o cheque
Sabendo de qual cheque se trata, o próximo passo é entrar em contato com a pessoa ou empresa que o tem. O ideal é que você explique a situação e a resolva da maneira mais amigável possível.
Negocie a melhor maneira de quitar as pendências relativas ao valor do cheque para recebê-lo de volta.
Preparando os papéis e limpando seu nome
Com o cheque em mãos, você terá que lidar com uma pequena burocracia, mas nada complicado. Será preciso escrever uma carta e anexá-la ao cheque, informando que tudo foi quitado em relação a essa pendência.
Feito isso, o banco cobrará uma taxa que varia de instituição para instituição, pela regularização da situação. Se você tiver alguma dificuldade, o próprio funcionário do banco informará os documentos necessários para a entrega do cheque sem fundos.
Depois desse processo o banco terá 5 dias úteis para retirar seu CPF do CCF e do Serasa. Você estará amparado pelo Código de Defesa do Consumidor em relação ao prazo e à regularização do seu nome.
Resolver cheque sem fundo. Simples, não é?
Todos estamos sujeitos a isso e o importante é resolver tudo o mais rápido possível. Organize-se e preveja os problemas, para saná-los antes que aconteçam. Você pode se reorganizar e melhorar suas finanças, poupando estresse no futuro.
Como podemos ver, um cheque sem fundos causa alguns contratempos e o maior deles é o nome sujo. Porém, não é um problema sem solução.
Esperamos que este post tenha ajudado!
Anúncio