Como pagar uma dívida que foi vendida para outra empresa? Para entender como isso ocorre e o que fazer, leia o artigo e fique por dentro.
Saiba como pagar uma dívida que foi vendida
Dívida vendida, cessão de crédito ou venda de ativos é comum e pode trazer vantagens para quem precisa negociar as pendências.
Você consulta seu CPF e descobre que a sua pendência financeira não é mais com a empresa com a qual tomou crédito, mas sim com outra instituição. Isso é possível? Sim, não só é possível, como é mais comum do que você imagina.
Continue a ler este artigo e descubra como pagar uma dívida que foi vendida.
O que é e como pagar uma dívida que foi vendida?
Uma dívida vendida acontece quando uma empresa que possui créditos inadimplentes (dívidas), vende sua dívida para outra empresa. O processo é legal e consta no Código Civil Brasileiro.
Porém, para que seja válido, é necessário que esta cláusula conste no contrato original assinado pelo cliente no momento em que contraiu a dívida com a empresa original.
Agora neste caso, para saber como pagar uma dívida que foi vendida, o cliente terá que contatar a empresa que a comprou.
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Por que uma empresa vende suas dívidas de crédito para outra empresa?
Porque essa dívida neste caso, representa prejuízo para a instituição credora, caso esteja em aberto há muito tempo. O que significa que vender créditos pendentes reduz o tamanho dessas perdas no resultado financeiro da empresa.
É por isso que essa é uma prática muito comum para empresas que precisam divulgar seus resultados para o mercado.
A venda de dívidas também é uma possibilidade de aumentar o caixa da instituição e reduzir os gastos na gestão do processo de cobranças. Isso acontece porque, no geral, os créditos em aberto são vendidos para empresas que têm experiência com cobrança e recuperação de crédito e, logo, têm mais condições de reaver o valor devido.
As empresas que compram as dívidas por um valor bem abaixo da dívida real, obtêm lucro na hora de recuperar os créditos junto aos clientes. Com a experiência que possuem em cobrança de dívidas, ficam em posição de oferecer melhores condições para os clientes negociarem suas dívidas.
O que o cliente lucra com a venda de dívida?
O processo de venda de dívida é lucrativo tanto para quem vende como para quem compra, mas de modo algum pode trazer qualquer prejuízo para o cliente, que deve continuar com as mesmas garantias do contrato original, como é o caso das taxas de juros que incidem sobre o valor devido.
Ou seja, o cliente que deseja saber como pagar uma dívida vendida, nunca pode sair no prejuízo.
O que muda para o cliente com a dívida vendida para a nova empresa?
O consumidor que deseja saber como pagar uma dívida vendida, pode ser beneficiado por esse processo. Isso porque a empresa que comprou a dívida pode negociar o débito com condições interessantes, como descontos atrativos e facilidade de parcelamento — o que pode ser ainda mais vantajoso caso você consiga negociar sua dívida online.
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Mas, existem alguns aspectos aos quais o consumidor precisa estar atento. São eles:
Negativação do nome
A empresa que vendeu a dívida tem obrigação de retirar o nome do cliente da lista de devedores dos órgãos de proteção ao crédito.
A empresa que comprou a dívida, no entanto, tem o direito de negativar o cliente novamente, mas o consumidor pode aproveitar essa janela com o nome limpo para negociar a pendência e evitar uma nova negativação.
Caso a empresa decida negativar o consumidor novamente, ela deve notificá-lo, assim como aconteceu da primeira vez que o CPF dele foi inserido na lista de negativados.
O prazo da negativação não começa a contar do zero. O nome pode ficar restrito no máximo por cinco anos a contar da data de origem da dívida — ou seja, a data de vencimento original na qual o pagamento não foi efetuado.
Cobrança
A empresa responsável pela compra do débito passa a ter direito legal de cobrar por ele. Ou seja, caso você tenha uma dívida com alguma empresa, pode acontecer de, um dia, começar a ser cobrado por outra, e não há nada de errado nisso.
O código civil obriga as empresas a notificarem o cliente inadimplente pela venda da dívida, mesmo que ele não precise autorizar expressamente a transação.
Qual a diferença entre venda de dívida e terceirização de dívida?
Pode ocorrer de você começar a receber ligações ou outros tipos de comunicação de outras empresas que não sejam a que você tem dívida, sem que isso signifique que a sua dívida foi vendida.
É possível que a instituição credora tenha apenas contratado outra instituição para prestar o serviço de cobrança.
Lembre-se: caso sua dívida seja vendida, você receberá uma notificação a respeito da transação.
O que devo fazer se minha dívida for vendida?
Além de ser notificado oficialmente sobre a venda da dívida, o consumidor tem o direito de entrar em contato com a empresa que comprou o crédito pendente e solicitar a documentação referente ao processo.
Essa medida é recomendada caso o cliente queira se certificar que as condições da dívida permaneceram as mesmas após a venda.
É muito importante que o contrato que está assinando na hora de tomar crédito no mercado esteja bem claro.
Além de saber se a cessão do crédito está prevista como uma possibilidade nas cláusulas contratuais, só assim você tomará conhecimento das condições do crédito e terá elementos para garantir que elas sejam mantidas em caso de venda da dívida.
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