Pensando em como evitar as dívidas, nós separamos os 5 erros mais comuns entre os endividados. Veja a lista e pense se os comportamentos aplicam-se a você....
Como evitar as dívidas: os 5 maiores erros dos endividados
Quando envolver-se em dívidas torna-se um hábito, a solução mais adequada é encarar os fatos e aprender a lidar com o problema.
Pensando em como evitar as dívidas, nós separamos os 5 erros mais comuns entre os endividados. Então, veja essa lista e pense se os comportamentos que abordamos, ou seja, os erros dos endividados, aplicam-se a você.
1. Utilizar linhas de crédito fáceis
Algumas linhas de crédito são incrivelmente tentadoras, não é mesmo? Elas fornecem ótimas condições — como longas parcelas e quantias altas para empréstimo — e realmente parecem a solução para o seu problema.
Porém, é necessário ter muito cuidado pois algumas delas, apesar da praticidade, podem piorar a sua condição financeira a longo prazo. Cheque especial e rotativo do cartão, por exemplo, são modalidades de crédito com os piores juros do mercado. São as linhas que você deve evitar se quer equilibrar sua vida financeira. O melhor a se fazer é renegociar as dívidas e buscar um bom acordo.
2. Não inspecionar o orçamento
Inspecionar o orçamento é um dos hábitos que você deve manter, não apenas quando está com problemas financeiros e pensando em como evitar as dívidas, mas a todo momento. Portanto, controlar o seu orçamento é uma atitude essencial.
Por meio dessa prática você verá, por exemplo, para onde o seu dinheiro vai, quanto sobra por mês e o que pode ser feito para melhorar sua relação com as finanças. Sem isso, é bem provável que você não consiga se organizar para juntar dinheiro e quitar as dívidas.
“Utilize um caderno, uma planilha ou uma agenda para anotar os gastos, separando os fixos (essenciais) dos variáveis (supérfluos)”
3. Manter gastos altos desnecessários
Muitas vezes nos ressentimos de ter que mudar os nossos hábitos. Por mais que tenhamos dívidas, não achamos que certos gastos sejam prejudiciais. Entretanto, monitorar as despesas é fundamental para se ter uma boa visão do que é preciso mudar.
Quando observamos atentamente a nossa vida financeira, porém, fica muito claro que despesas desnecessárias impactam bastante no orçamento familiar. Isso porque, o valor gasto com elas poderia ser utilizado para “sair do vermelho”. Portanto, separe as despesas essenciais das dispensáveis.
4. Acreditar em promessas de limpar o nome sem realmente pagar
Existem muitos lugares que fazem promessas milagrosas para quem está com dívidas, oferecendo até mesmo serviços gratuitos. Tenha cuidado com esse tipo de situação! Geralmente é propaganda enganosa e o serviço não é gratuito, o que, por si só, já é um motivo para desconfiar.
Para melhorar a sua condição, não há milagres: renegocie a dívida com o credor para obter melhores condições de pagamento, com juros e prazos mais acessíveis.
5. Gastar dinheiro por impulso
Gastar por impulso é, certamente, uma característica bem comum de quem tem uma vida financeira complicada. Isso é um sintoma da busca excessiva por satisfação. Assim, o autocontrole é fundamental para lidar com o problema.
Uma boa dica é estabelecer um planejamento e definir quais são seus objetivos com o dinheiro. Essas metas serão o seu norte para não gastar mais do que pode. Então, quando estiver pensando em comprar algo, você deve se perguntar se essa compra afetará os seus planos.
Com essas dicas ficou mais fácil identificar os principais erros dos endividados, não é mesmo? Por fim, se estiver com alguma dívida pendente, aproveite para fazer uma ótima renegociação aqui!
Anúncio