Não seria ótimo começar o ano sem dívidas? Mas como fazer isso? Leia o artigo e entenda como é possível entrar o ano de 2023 com a vida financeira em dia.
Saiba como começar 2023 sem dívidas
O sonho de sessenta e cinco milhões de brasileiros é se livrar das dívidas.
Caso você faça parte deste contingente, leia a matéria até o fim para obter dicas de como entrar o ano de 2023 livre de dívidas, de cobranças e de todos os aborrecimentos que esta situação traz.
O que posso fazer para não entrar 2023 com dívidas?
Dependendo de quanto é o total da sua dívida, talvez não dê para quitar tudo ainda em 2022, já que estamos nos últimos dias do ano. Mas, não é motivo para desanimar. Você pode se organizar para em 2023 não só quitar as dívidas já existentes, mas também, evitar contrair novas dívidas.
Preparamos 08 dicas para que você possa se planejar
- Faça uma análise do ano anterior
Repasse com sinceridade consigo mesmo, como foi o seu comportamento financeiro no ano de 2022, e veja se já não é hora de abandonar velhos hábitos que nada acrescentam de bom à sua vida.
- Saiba exatamente onde gastou
Caso não tenha optado por fazer um controle financeiro através de uma planilha ou de um aplicativo, este é um bom momento para considerar a ideia.
Analise seus extratos bancários, notas fiscais, créditos contratados, cartão de crédito, empréstimos, cheque especial, e descubra qual deles está minando as suas finanças.
Fazendo isso, você poderá evitar cometer os mesmos erros novamente.
- Calcule o total da dívida
Faça uma lista de todas as dívidas e some para obter o total. Não esqueça de acrescentar as taxas de juros, juros por atraso, datas de vencimento e todas as informações necessárias para montar o seu plano de ação.
- Tente, invente e faça um novo ano diferente
Final de ano é sempre aquele momento em que paramos para refletir como foi a nossa vida e nossas atitudes durante o ano que está findando, e fazer as velhas promessas de mudar e melhorar.
Não fique apenas nas promessas. Coragem e mãos à obra para mudar! Você vai perceber que tudo se tornará mais fácil depois que der o primeiro passo.
E tudo na vida é uma questão de hábito. Então, por que não aproveitar o momento e adquirir novos hábitos mais saudáveis e que possam trazer conforto e prosperidade?
- Fique firme nas decisões que tomar
Quantos cartões de crédito você tem? O ideal é ter dois no máximo. Caso tenha mais de dois, veja se há mesmo necessidade, e se não houver, cancele os excedentes e tente ao máximo reduzir os gastos e se adequar à nova realidade.
- Faça pesquisas antes de comprar
Primeiramente, não compre por impulso. Analise se você está mesmo precisando daquele item, e caso seja indispensável, antes de comprar faça comparações de preços.
Você vai se espantar com diferenças significativas.
- Caso possa, compre a vista
Dê preferência para pagamento à vista quando o valor for muito baixo, e deixe os parcelamentos para compras com valores mais altos. Você pode estipular um valor para fazer essa diferença. Isso vai depender do quanto você tem disponível para as despesas necessárias.
Exemplo: As despesas fixas do seu mês ficam em torno de 1000,00. Depois de separar esse valor, estipule, por exemplo, que compras até 180,00 você pagará à vista, e as demais você optará pelo parcelamento.
Não faça muitos parcelamentos ao mesmo tempo. Faça em menos vezes, assim, logo você poderá comprar aquele produto que tanto precisa.
- Faça cortes de gastos
Elimine despesas fora de casa. Você precisa pagar dívidas, certo? O seu salário não ajuda muito, certo? Então é hora de alguns sacrifícios para poder colocar a vida financeira em dia.
Refeições em restaurantes, lanchonetes, barzinhos, são muito caras. Talvez seja hora de passar um tempo maior em casa com a família, assistindo um bom filme na TV ou na Netflix, comendo pipoca e brincando com os filhos e com o cachorro.
As coisas simples da vida são as que nos fazem mais felizes.
Isso não quer dizer que você precisa ser radical. Apenas diminua as saídas até que tudo volte ao normal.
- Conclusão
Existem muitas maneiras de sair do sufoco de viver com dívidas, e só você pode saber o que pode ser eliminado ou não da sua vida, para acertar a situação.
Demos apenas algumas dicas, mas se você parar para pensar, vai descobrir muitas outras que ajudarão você e sua família a terem um 2023 com muito mais alegria e tranquilidade.
Anúncio
Comece o ano sem dívidas em 2023
Não sabe o quanto deve nem para quem? Existe um jeito simples, rápido e fácil de você consultar suas dívidas e pagá-las. Na QueroQuitar é possível com seu CPF fazer uma consulta totalmente gratuita e descobrir quais dívidas tem, caso elas sejam de um dos nossos parceiros.
Em nossa plataforma, você vai encontrar condições especiais e ofertas imperdíveis com descontos de até 99% para quitar dívidas.
Então não perca tempo. Acesse e tenha o controle de suas finanças.
Anúncio