Qual a melhor data de vencimento para o cartão de crédito? Próxima a de outras contas ou não? Veja algumas dicas que a QueroQuitar preparou para você não se enrolar quando o assunto é cartão de crédito.
Cartão de crédito: guia de bolso para organizar melhor as contas
Há muitos benefícios em usar um cartão de crédito para fazer compras. Desde recompensas generosas e outros benefícios até a construção de um bom perfil de crédito. Mas a principal vantagem é que é possível pagar os gastos somente na fatura do mês seguinte à compra.
Como resultado, os cartões de crédito se tornaram uma alternativa cada vez mais escolhida para ajudar as famílias com o planejamento financeiro. Afinal, a lista de despesas é longa: supermercado, luz, aluguel, mensalidades, plano de saúde e por aí vai.
Porém, é preciso gerenciá-los com cuidado para não se enrolar e obter seu máximo potencial, sem dores de cabeça. Para usar um cartão de crédito com responsabilidade, você precisa se comprometer com a pontualidade de seu pagamento e entender como as decisões diárias afetam sua conta.
Mais de 66% das famílias têm dívidas de cartão de crédito, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em 2020, conforme levantamento do Serasa, o brasileiro comprometeu em média 29% de sua renda com o cartão de crédito.
Como organizar as finanças se você possui um cartão de crédito
Algumas dicas podem te ajudar a se organizar e não cair em armadilhas com o cartão de crédito. É o que vamos te contar agora.
Anúncio
Tente sempre pagar o total da fatura
Juros são cobrados a cada pagamento mínimo, no parcelamento da fatura e no crédito rotativo. Além disso, se organizar com as parcelas do cartão que se acumulam depois, pode te enroscar.
Ao seguir por esse caminho, pode haver atrasos no pagamento do cartão, que causam o envio das informações aos órgãos de proteção de crédito, bloqueio e até cancelamento do cartão.
Planeje-se para pagar o total da fatura. Conhecer os próprios limites financeiros e escolher uma data de vencimento estratégica é um ótimo começo.
Escolha a data de vencimento do cartão próxima a de outras contas e do pagamento do seu salário
Essa é uma maneira simples para se organizar melhor com o cartão de crédito e evitar atrasos. Assim, você evita o cansaço de ficar pagando contas diferentes durante todo o mês.
Você prioriza seus compromissos financeiros e usa a quantia restante sem preocupação, para se concentrar no trabalho e família sem o peso das responsabilidades sobre seus ombros. Com todas as contas pagas, o valor que sobrar pode virar uma reserva de emergência, ser utilizado para lazer ou investimentos.
Reduza a quantidade de cartões
Muita gente carrega vários cartões de crédito na carteira: cartão do banco tradicional, cartão do banco digital e cartão da loja, mas cada cartão tem uma fatura e uma anuidade diferente. A melhor maneira de administrar os cartões é limitar o seu número. O ideal é ter no máximo dois cartões de crédito, e de bandeiras diferentes.
Prefira um cartão de crédito sem anuidade ou negocie a sua
Cortar gastos é uma ótima ideia para otimizar suas contas e sobrar no fim do mês. Em algumas bandeiras, a anuidade do cartão pode ultrapassar os R$ 1.000. Se você possui mais de um cartão de crédito, o custo é multiplicado. Entretanto, certas operadoras oferecem descontos ou até isenção dessa tarifa. Entre em contato com seu banco e tente negociar.
Outra alternativa é optar pelos cartões de crédito sem anuidade. Isso já é possível graças às fintechs - empresas que prestam serviços financeiros (fin) de forma mais tecnológica (tech) - e bancos digitais. Existem várias opções no mercado: BMG Card, Credicard Zero, Neon, C6, Nubank, Next, PAN, entre outras.
Gaste somente o que cabe na sua renda
Nesse momento, além de ter consciência sobre a sua renda mensal, conhecer seu perfil financeiro pode ajudar. Cada um de nós tem uma forma diferente de lidar com o dinheiro. Saber qual é a sua te permite entender sua relação com o cartão de crédito e o que deve ser mudado.
Um dos principais erros de quem usa cartão de crédito e se endivida com ele, é considerar o cartão uma extensão do seu próprio salário. Por exemplo, se a pessoa tem um salário de R\( 2.000 e um limite de crédito de R\) 1.500, isso não significa que ela tenha R$ 3.500 para gastar.
A maneira inteligente de usar um cartão de crédito é como um cartão de débito. Use o cartão de crédito de uma forma que seja possível quitar a dívida à vista.
Todos os seus gastos no cartão de crédito devem ser pagos com a sua renda mensal. Portanto, evite estender suas compras para além do dinheiro que você ganha no mês. Para evitar que isso aconteça, ajuste o limite do cartão para um valor razoável.
Quando você tem em mente os próprios limites financeiros, fica mais fácil e racional o uso do cartão.
Baixe o aplicativo do banco e acompanhe as compras
O aplicativo do seu banco permite que você mantenha o contato com a conta do cartão de crédito. Você pode fazer login a qualquer momento para se certificar do seu saldo e do crédito disponível. Além disso, é possível verificar se seu pagamento foi postado, relatar perda ou roubo e muito mais. Tudo o que pode ser feito pelo navegador, mas na palma da mão.
Utilize o aplicativo para acompanhar suas compras ao longo do mês. Após atingir o limite de gasto mensal, evite usar o cartão até que o saldo seja liquidado. Essa disciplina te auxilia a construir uma boa pontuação de crédito e pode te livrar das dívidas do cartão de crédito.
Dica bônus: tenha um cartão com programa de recompensas e vantagens!
Se você usa o cartão de crédito para a maioria ou para todas suas compras, faz sentido usar um cartão que ofereça recompensas. Você não só pode evitar o pagamento de juros, mas também ganhar recompensas como pontos, cashback e milhas aéreas.
Além do dinheiro de volta ou milhas para viagens, muitos cartões de crédito oferecem outras vantagens. Seguro no aluguel de automóveis, isenção de taxas de bagagem despachada, seguro de viagem e a garantia estendida são apenas algumas vantagens oferecidas.
Se você tem dúvida sobre quais vantagens possui, revise o contrato de adesão ou ligue para o atendimento ao cliente do seu banco para se informar melhor sobre esse assunto.
Como usar o cartão de crédito para aumentar a pontuação de crédito
Pague em dia
Um histórico de pagamentos atrasados e comportamento inadimplente pode ter um forte efeito negativo em sua pontuação de crédito durante muitos anos. Portanto, procure pagar as contas do cartão de crédito em dia para manter sua pontuação forte.
Construa um histórico de crédito sólido
Quanto mais antigo for o seu histórico de crédito, melhor. Isso demonstra aos credores que você foi capaz de gerenciar contas com responsabilidade.
Não solicite um novo cartão de crédito se já possuir alguns cartões mais antigos
Ao solicitar um novo cartão, você reduz a idade média das suas contas. Isso pode ter um efeito negativo na sua pontuação, já que ter um histórico de crédito sólido pode alavancar sua pontuação.
Esperamos que você goste das dicas que agrupamos neste guia! Todas elas foram selecionadas pensando em você, a fim de te ajudar a viver uma vida com bem-estar.
Tem outras ideias? Compartilhe conosco e vamos transformar juntos a relação com o dinheiro.
Leia também:
Este conteúdo faz parte da nossa missão de devolver às pessoas a tranquilidade e o controle sobre a própria vida. Ainda não conhece a QueroQuitar? Saiba mais sobre nossos serviços e nossa história.
Anúncio