Então você está com dívidas? A situação, claro, está longe da ideal e precisa ser resolvida o quanto antes para não virar uma bola de neve....
Empréstimo para pagar dívidas exige cuidados
Então você está com dívidas? A situação, claro, está longe da ideal e precisa ser resolvida o quanto antes para não virar uma bola de neve.
A questão é que, na pressa de lidar com o problema, muitos buscam saídas fáceis como, por exemplo, recorrer a um empréstimo. A solução que parece simples pode, no entanto, virar um pesadelo. Ao pegar dinheiro emprestado, sem refletir se aquela é mesmo a melhor alternativa, você pode não resolver o problema e ainda aumentar a quantia que está devendo no mercado.
“Veja alguns cuidados que você deve ter antes de pedir um empréstimo para pagar dívidas”
Preste atenção em golpes
Em primeiro lugar, nunca aceite a proposta de pessoas e instituições que ofereçam crédito por meio de ligações ou e-mails não solicitados por você. Jamais passe seus dados pessoais nesses contatos.
É importante, ainda, não dar qualquer tipo de adiantamento para garantir a liberação do dinheiro. Instituições idôneas não pedem nenhuma quantia como contrapartida para liberar o empréstimo. Por isso, faça uma pesquisa sobre o histórico da empresa que oferece crédito no mercado e não deixe de procurar denúncias e reclamações sobre ela na internet.
Analise as taxas cobradas
Antes de recorrer a um empréstimo para pagar dívidas, é importante analisar com cuidado todas as taxas cobradas na operação. Desse modo, além de conhecer as taxas de juros, que variam de instituição para instituição, você saberá também quais valores estão embutidos na operação, discriminados no Custo Efetivo Total (CET).
Assim, na hora de analisar o contrato avalie ainda o valor de encargos como multa em caso de atraso no pagamento das parcelas.
Não use o empréstimo consignado de forma indiscriminada
O empréstimo consignado – em que as parcelas são descontadas diretamente do seu salário – é apontado por muitos como uma solução mágica para quem precisa de dinheiro.
Porém, apesar de ter juros mais baixos comparado ao empréstimo pessoal, ao cheque especial ou ao cartão de crédito, é importante ter atenção no uso desse recurso. Por exemplo: não é bom considerar o consignado como parte do salário, o que pode levar você a gastar mais do que pode.
Veja se realmente conseguirá pagar as parcelas
Na ânsia de pedir um empréstimo para pagar dívidas e ter o dinheiro na mão, muitas pessoas superestimam sua capacidade de pagar as parcelas. Não cometa esse erro. É importante fazer as contas e ver se realmente conseguirá arcar com o valor pelo tempo necessário.
Apesar de parecer uma solução fácil, o empréstimo pode não ser a melhor opção. Então, antes de recorrer a essa alternativa – e ter que pagar juros, muitas vezes, abusivos – aposte em uma negociação pela Internet. Dessa forma, você pode chegar a um acordo vantajoso com o credor e ganhar mais controle do orçamento familiar. Como resultado, você verá uma economia de parte da sua renda para quitar as dívidas mais rapidamente.
Ainda tem alguma dúvida sobre os cuidados antes de pedir um empréstimo para pagar dívidas? Envie sua pergunta aqui.
Anúncio