Já deve ter ouvido falar de cartão digital. E de crediário digital, já ouviu o termo por aí? Vem com a gente, que nesse artigo explicamos o que é cada um deles.
Cartão de crédito digital e crediário digital: o que são?
Tem muita gente que já não sabe o que é pegar em uma nota de dinheiro há algum tempo. Cada vez mais a tecnologia avança e com ela os meios de lidar com o dinheiro também. Exemplo disso são os cartões de débito e crédito, que praticamente já substituem o papel na hora de transações e compras.
Outra inovação são as contas digitais, com as quais se pode fazer tudo como nas contas convencionais e mais um pouco. Claro que com a vantagem de não ter tarifas, o que tem atraído boa parte das pessoas.
Existem também os cartões com pagamento por aproximação, onde já não é mais preciso digitar a senha e os pagamentos por meio do celular. E junto com tudo isso, como o mundo e as inovações não param nascem formas de crédito. Entre elas estão o cartão de crédito digital e o crediário digital.
Para descobrir o que são e como funcionam, continue a ler o artigo.
O cartão de crédito digital
O cartão de crédito digital é a nova onda do momento, mas que pelo jeito, veio para ficar. Muito popular entre os usuários de smartphone, principalmente o público jovem, eles oferecem uma série de vantagens.
Não tendo anuidade, o cartão de crédito digital atrai quem não quer pagar nenhuma tarifa, só para ter um cartão. É fácil de solicitar, podendo ser feito online, sem ser preciso ir a uma agência física ou enviar documentos em papel. Outro motivo que leva cada vez mais pessoas aderirem a esse novo formato de cartão.
Mas você deve estar se perguntando, afinal o que é o cartão digital, certo?
O importante é não confundir o cartão de crédito digital com o cartão de crédito virtual. Apesar de terem nomes próximos, os serviços são bem diferentes. O cartão de crédito digital, mesmo tendo esse nome, é um cartão físico, assim como os cartões de crédito tradicionais.
A primeira diferença do cartão digital para o tradicional é a solicitação. É tudo feito de forma online. Além disso, como já foi dito acima, ele não tem taxas de manutenção, o que é uma característica comum a todos os serviços digitais relacionados a contas e cartões.
Já o cartão virtual é utilizado para fazer compras pela internet de uma forma mais segura. Como ele existe apenas virtualmente, não é físico, tem um número diferente do cartão físico, como data de validade e código de segurança.
Esse tipo de cartão é gerado pelo aplicativo do banco na hora da compra e deixa de existir após a mesma. Ou seja, para cada transação é gerado um número.
Como funciona
O cartão de crédito digital é um serviço oferecido normalmente para quem abre uma conta digital. Como as contas digitais funcionam em sua maioria por meio de aplicativos, nesses apps, é solicitado os dados pessoais como CPF, RG, endereço e telefone, além de dar informações de renda e profissão.
O que é feito de maneira totalmente online e imagens e até assinatura digital. O cartão digital será emitido caso o usuário seja aprovado na avaliação de crédito, que considera se a pessoa está negativada, além de outros dados financeiros.
Outra vantagem, é a possibilidade de monitorar os gastos, conferir e pagar a fatura, efetuar transferências e controlar as transações de maneira geral, por meio do aplicativo. Ainda existem alguns que oferecem recursos como também os de regular o próprio limite até um teto e cadastrar avisos quando chegar a um certo valor de compras.
Anúncio
O que é o crediário digital?
Um grande problema, tanto para quem deseja comprar, como para quem recebe por meio de cartão crédito, é a falta de limite. Isso sem contar que não tem nem conta em banco.
Mesmo com a opção de compras parceladas por meio do cartão de crédito, muitos como não tem um ou mesmo não tem conta em banco, deixam de comprar, mesmo tendo o dinheiro para isso, pois recebem seus salários mensalmente.
Para atender esse público sem conta ou sem limite de cartão suficiente, é que surge um novo meio de pagamento: o crediário digital. Ele permite que o consumidor divida o valor das compras. Uma facilidade para o cliente, que não precisa utilizar o limite de um cartão de crédito, além de vantagem para o lojista, que não perde vendas por isso.
Ainda vale dizer que os juros cobrados nas parcelas pelo crediário digital, é bem mais em conta que o de um cartão de crédito.
Como funciona
A primeira coisa que é feita, é a coleta de informações básicas como CPF, e-mail e telefone, que em muitos sites de compra já são solicitadas. Dessa maneira, essas informações acabam por virem preenchidas.
Em posse delas, a plataforma que oferece o serviço de crediário digital (para o site onde o consumidor está comprando), faz uma checagem básica e instantânea das informações financeiras do cliente. Sendo o crédito aprovado, o cliente escolhe em quantas vezes quer pagar.
Já existem algumas startups fintechs, que oferecem o serviço, que aos poucos está ganhando terreno. E pelo jeito, será algo que em breve será um belo concorrente não para os cartões de créditos digitais, como para os tradicionais.
Anúncio