Leia o artigo do QueroRenda, saiba quando acontecem as restituições e como fazer caso queira solicitar a antecipação de IR 2022 por meio dos bancos.
Bancos antecipam restituição de IR 2022: vale a pena?
Neste ano, a Receita Federal prorrogou o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda. A entrega que deveria ocorrer em 30 de abril, passou para a data de 31 de maio. Um alívio para quem ainda não fez.
O mais interessante, é que os prazos para a restituição de IR 2022, não foram alterados. Então se você já fez a sua declaração e tem valores a receber, é bom ficar de olho nas datas de restituição.
Mas se mesmo assim, o seu prazo está longe de acontecer, ainda existe uma outra solução. Como em todos os anos, existem bancos que antecipam a restituição do imposto de renda.
Leia o artigo do QueroRenda, saiba quando acontecem as restituições e como fazer caso queira solicitar a antecipação de IR 2022 por meio dos bancos.
Quando ocorre a restituição de IR 2022?
Conforme dito antes, apesar da prorrogação do prazo do prazo para o contribuinte realizar a declaração, a Receita Federal não alterou o calendário de lotes de restituição do IR 2022.
Então para os que tiverem valores a restituir, o dinheiro será liberado pela Receita Federal entre maio e setembro de 2022. E uma das novidades é que poderá ser recebido via PIX.
No total, serão 5 lotes, sendo que o primeiro lote terá início em 31 de maio. A prioridade deste primeiro lote será para pessoas acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave, além de contribuintes que têm como maior fonte de renda o magistério. Os demais lotes, terão como regra para a restituição, a data de envio da declaração.
Anúncio
Veja o calendário com as datas de restituição de IR 2022
- 1º lote – 31 de maio
- 2º lote – 30 de junho
- 3º lote – 29 de julho
- 4º lote – 31 de agosto
- 5º lote – 30 de setembro
Como antecipar a restituição do imposto de renda 2022?
Depois de 2 anos de pandemia com a situação econômica do país em estado crítico, retorno da inflação, realmente não está fácil para ninguém. Então é normal muitas pessoas recorrem a empréstimos e financiamentos para tentar colocar a vida financeira em dia.
Uma opção, que é oferecida por diversos bancos já há algum tempo, é a famosa antecipação do imposto de renda. O que vale lembrar, que apesar do nome suave, a antecipação não nada mais do que o velho empréstimo feito pelos bancos. E isso quer dizer que existem juros.
Em geral, os juros em antecipação de imposto de renda, são menores do que os cobrados nos empréstimos pessoais tradicionais. Então se for utilizar o valor para quitar outras dívidas com juros maiores, vale a pena.
Quais as desvantagens
Data de pagamento
A data de pagamento da antecipação será a data em que a Receita Federal fará a restituição. O incerto nessa questão é que a Receita pode não fazer a restituição na data programada. O que pode acontecer devido a um atraso no lote, ou por o contribuinte ter caído na malha fina. E isso é um risco em relação a antecipação.
Sem parcelamento
Nesse tipo de empréstimo oferecido pelos bancos, como se trata de uma antecipação, o pagamento no vencimento definido é feito em um único pagamento. Não existem opções de parcelamento.
Com esses dois principais pontos, é importante pensar bem antes de solicitar a antecipação junto aos bancos, pois se você na data do pagamento não tiver outra fonte para pagar o antecipação, isso pode acabar gerando um problema, com algo que deveria ser uma solução.
Lembrar também que o pagamento será feito em única parcela, é saber que você não deve contar com o dinheiro da restituição, pois já se comprometeu, ao solicitar a antecipação.
Vantagens da antecipação de IR 2022
Juros mais em conta
Como a antecipação do imposto de renda é praticamente um empréstimo com garantia, pois ele só é liberado se o contribuinte tem restituição a receber, os juros são baixos do que o de um empréstimo CDC por exemplo.
A própria antecipação
O fato de poder antecipar um valor que o contribuinte só irá receber, por exemplo no fim do ano, é uma vantagem. Isso claro, vai depender o fim que irá para o valor, pois haverá juros no pagamento.
Como solicitar a antecipação
O primeiro passo é fazer uma pesquisa entre alguns bancos, para comparar o juros em relação a antecipação. Em seguida, após decidir qual será a instituição financeira, será necessário passar por uma análise de crédito. Nessa etapa será levado em conta tanto o score de crédito do contribuinte, como o valor que terá de restituição.
É possível que o banco em diversos casos não libere todo o valor que a pessoa tem a restituir, mas sim apenas uma parte. O que ocorre devido a análise de crédito.
Outro ponto importante, é colocar os dados de sua conta do banco em que pretende solicitar o empréstimo para o depósito da restituição. Isso é uma segurança que o banco terá de que a restituição será repassada para ele.
E tem mais uma coisa, que um fator a favor. Se você encontrar uma oferta melhor em outro banco, mesmo já tendo enviado a declaração, é possível fazer uma declaração retificadora e alterar os dados bancários para a instituição em que irá fazer a antecipação.
Anúncio