Entenda como funcionará o crédito consignado para quem tem restrições no CPF.
Auxílio Brasil: empréstimo consignado para negativados
Desde que o Governo Federal anunciou que as famílias que fazem parte do Programa Auxílio Brasil (PAB) terão crédito consignado e poderão fazer empréstimos e financiamentos usando o benefício, a liberação do crédito é aguardada pelos beneficiários do programa.
A iniciativa permite que sejam feitos pequenos empréstimos pelas famílias beneficiadas pelo programa, e a modalidade de empréstimo consignado está prevista para começar a ser disponibilizada aos beneficiários em setembro de 2022, segundo informações do Ministério da Cidadania, que está definindo as normas complementares para iniciar a liberação do crédito.
Como vai funcionar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
A lei nº 14.431 que autoriza a linha de crédito, prevê que o limite será de até 40% dos ganhos mensais como crédito. Os descontos serão feitos diretamente no benefício recebido mensalmente, antes mesmo do beneficiário receber, dando aos bancos e financeiras uma garantia quase que total de recebimento, característica que viabiliza o empréstimo para clientes negativados.
O empréstimo consignado será concedido pelas instituições financeiras e poderá ser solicitada por meio de qualquer banco – e não somente pela Caixa Econômica Federal.
Anúncio
Negativados poderão solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil é aguardado pelos beneficiários e a novidade é que os participantes do programa que estejam negativados também poderão fazer a contratação do crédito, uma vez que não há nenhum impedimento previsto na lei.
Entre as regras que foram definida e publicadas, está apenas a determinação de que o empréstimo só poderá ser contratado pelo titular do benefício, que deverá estar com o CPF em situação regular com a Receita Federal, mas não há nenhuma exigência sobre negativados.
Anúncio